Abordagem Social manterá atendimento normalmente em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

22/12/2023 - 11:12 - Atualizada em: 22/12/2023 - 13:08

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, informa que o Serviço Especializado em Abordagem Social – voltado a pessoas em situação de rua – será mantido normalmente durante o fim de ano.

Segundo dados da Secretaria de Assistência Social, até novembro de 2023, foram abordadas 2.162 pessoas vivendo nas ruas do município, destas, 122, pela primeira vez. Em média, 72 pessoas em situação de rua são abordadas por mês.

A participação da comunidade é importante no sentido de denunciar os casos às autoridades competentes. Para se ter uma ideia, até novembro deste ano, 473 denúncias chegaram ao conhecimento das autoridades. De acordo com a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Daniela Giovanella Silveira, as denúncias podem ser feitas por telefone. “Por meio do 153 a denúncia é mais rapidamente atendida, pois o contato é direto com os profissionais que fazem o trabalho de campo”, explicou.

Também é possível denunciar ligando para a ouvidoria do município no 156. Quando a pessoa em situação de rua se envolver com drogas, pertubação do sossego alheio, ameaça, constrangimento, vias de fato, omissão contra animais e outras questões, a denúncia dever ser feita no telefone 190 da Polícia Militar. Se tiver crianças envolvidas o Conselho Tutelar deve ser acionado no número (47) 3409-0200. O município mantém parcerias com hospitais, bombeiros, polícias militar e científica entre outras entidades.

Abordagem Social

O trabalho consiste na abordagem da pessoa em situação de rua e cada caso é analisado individualmente. Uma equipe técnica avalia quais os encaminhamentos e procedimentos a serem adotados. O secretário de Assistência Social e Habitação, Terres da Silva explica, no entanto, que a decisão de ser ou não removido do local, cabe ao cidadão. “Fazemos a nossa parte que é abordar e tentar convencer a pessoa a sair daquela condição. Mas a decisão de aceitar ou não, cabe a cada um, de acordo com a legislação”, explica Terres.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).