Abertura do Femusc ocorre na noite desta quinta com o Quarteto Essence e Concerto das Nações

Foto: Divulgação PMJS

Por: OCP News Jaraguá do Sul

11/01/2024 - 14:01 - Atualizada em: 11/01/2024 - 15:12

O Grande Concerto de Abertura do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) ocorre nesta quinta-feira (11) na Igreja Luterana Apóstolo Pedro, no Centro de Jaraguá do Sul. A cerimônia de abertura, que estava prevista para ontem, foi adiada após uma falha na linha de transmissão da Celesc afetar o fornecimento de energia da cidade por cerca de cinco horas.

O quarteto Essence, formado por alunos de São Paulo, irá executar o Hino Nacional Brasileiro, junto com o professor de contrabaixo Gustavo d’Ippolito. Na sequência, será apresentado o Concerto das Nações, onde os músicos contam um pouco da história dos países dos alunos que participam do festival deste ano. A Igreja Luterana tem capacidade de 450 lugares.

Outro destaque desta quinta é a apresentação do Momento Springmann, que reúne concertos em homenagem ao casal Fernando e Yara Springmann, que teve grande participação na Comunidade Luterana. Yara é filha de Adélia Fischer, fundadora da orquestra que deu origem ao Centro Cultural Scar, e Fernando foi o primeiro presidente da entidade.

O Momento Springmann conta com a participação de músicos experientes do festival, mas que exibem um repertório experimental. A exibição ocorre às 19h no salão histórico da antiga Escola da Igreja Luterana, que possui capacidade de 100 lugares.

Além disso, começam hoje também os concertos sociais, com a apresentação de música clássica no Shopping Partage, no Centro de Jaraguá do Sul, entre 12h e 18h. Os músicos tocam na praça de alimentação para aproximar o público geral da música erudita.

Ao todo, estão previstos 110 concertos ao longo do evento entre as apresnetações em igrejas, SCAR, no shopping , presídio, lar de idosos, hospitais e fábricas da cidade. Mais de 30 mil pessoas devem acompanhar o festival até 20 de janeiro.

Programação

Foto: Divulgação PMJS

Na sexta-feira (12), o Grande Concerto na Igreja Luterana será às 20h30 com a exibição das obras de Nagano, Masaharu; Beriot, Charles; e do quarteto de cordas de Beethoven.

Além disso, também ocorrem as apresentações dos concertos no shopping e o Momento Springmann no salão da Igreja Luterana. As apresentações são gratuitas. Além disso, todos os grandes concertos também serão transmitido no canal do YouTube do festival diariamente , a partir das 20h30.

A transmissão ao vivo amplia o alcance do FEMUSC, permitindo que espectadores de todo o mundo apreciem a diversidade musical apresentada durante o evento.

Patrocínio

Foto: Diego Redel/We Art

Em 2024, para além da Lei do Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e patrocinadores que viabilizam o Femusc desde às primeiras edições, como o WEG, Zanotti, Duas Rodas, o festival renova parceria pelo terceiro ano o Komprão Koch Atacadista e estreia no festival Diamante Geração de Energia. O FEMUSC passa a contar também com o apoio do Itaú.

“Um parceiro que enxergou o que significa para o estado e para o país esse caldo cultural que acontece aqui há 19 anos”, disse Fenisio Júnior, diretor-geral do festival.

Serviço

Canal do FEMUSC no YouTube: https://www.youtube.com/@institutofemusc

Igreja Luterana Apóstolo Pedro

Estheria Lenzi Friedrich, 62 – Centro, Jaraguá do Sul

Partage Jaraguá Shopping

Av. Getúlio Vargas, 268 – Centro, Jaraguá do Sul