Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Abertura do 21º Femusc dá início às celebrações dos 150 anos de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/Femusc

Por: Gabriel JR

12/01/2026 - 07:01 - Atualizada em: 12/01/2026 - 07:44

A abertura do 21º Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), lotou o Grande Teatro da Scar na noite deste domingo (11). Várias autoridades prestigiaram a solenidade. O evento – considerado o maior festival-escola da América Latina – também abriu as comemorações alusivas aos 150 anos de Jaraguá do Sul, sendo a primeira atração de um amplo calendário festivo.

Foto: Divulgação/Femusc

Em seu discurso de boas-vindas, a presidente do Instituto Femusc, Monika Hufenussler Conrads, ressaltou a importância do festival para a cultura, a arte e a educação através da música, frisando que, em 2026, a programação será ainda mais especial porque abre as celebrações dos 150 anos da cidade. “Em um mundo cada vez mais ruidoso, Jaraguá do Sul escolheu começar seus 150 anos como música. Essa não é uma escolha trivial, é uma escolha de valores, é uma escolha de identidade, é uma escolha de futuro. Hoje, não abrimos apenas a 21ª edição do Femusc, abrimos um ciclo. Um ciclo que conecta cultura, educação, economia criativa e desenvolvimento humano. Um ciclo que afirma que cidades fortes não se constroem apenas com infraestrutura, mas com pessoas, sensibilidade e visão”, frisou.

Foto: Divulgação/Femusc

O presidente do comitê dos 150 anos de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, destacou a evolução do Município ao longo do tempo, até os dias atuais. “A medida em que celebramos esses marcos, reafirmamos nossa busca por novas economias baseadas no conhecimento, na criatividade e na arte, sempre respeitando o nosso legado e o que nos trouxe até aqui. O Femusc é uma prova viva de que a excelência cultural não é luxo, mas uma parte essencial do nosso DNA e da nossa visão de futuro”, pontuou.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Luis Hufenüssler Leigue se emocionou ao lembrar do avô, Dietrich Hermann Wolfram Hufenüssler, que presidiu o comitê das festividades de 100 anos de Jaraguá do Sul. “Hoje ele não está mais entre nós, mas com certeza é uma geração que está abençoando esse momento e dando energia para que a gente possa celebrar os 150 anos com toda a alegria e energia que Jaraguá do Sul merece.”

Foto: Divulgação/Femusc

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Jair Franzner reafirmou o orgulho por Jaraguá do Sul sediar o festival. “O Femusc é um marco cultural significativo e um presente para os 150 anos do município. Temos o compromisso de apoiar iniciativas que promovam e enriqueçam a cultura e a arte em nossa cidade. A cada edição, o Femusc transforma Jaraguá do Sul. Estamos felizes em abrir nossa programação de aniversário com este grande evento, que nos coloca no mapa cultural do mundo.”

Como forma de reconhecimento a todo o trabalho e dedicação empenhados em fazer um festival cada vez melhor e mais inclusivo, o prefeito Jair Franzner entregou à presidente do Instituto Femusc, Monika Hufenussler Conrads, uma pequena lembrança, agradecendo, em seu nome, a todos que fizeram e fazem do Femusc um sucesso mundial.

Noite de abertura

A abertura do festival apresentou um repertório diversificado, incluindo “Le Api” (As Abelhas), de Antonino Pasculli, “Oblivion”, de Astor Piazzolla, “Danças Sacras e Profanas”, de Claude Debussy, e o “Concerto para Oboé, Violino e Orquestra”, de Johann Sebastian Bach.

O destaque da noite ficou por conta da performance de Alex Klein em “Le Api”, uma das peças mais desafiadoras do repertório para oboé. A obra exige que o músico execute mais de três mil notas musicais em apenas três minutos, sem pausa para respirar – um feito técnico que poucos instrumentistas conseguem realizar.

A programação do Femusc segue até 24 de janeiro com apresentações na Scar, em salas multiuso, teatros, bairros e espaços públicos da cidade. Ao todo serão mais de 200 espetáculos gratuitos.

Foto: Divulgação/Femusc

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação