Abertas as inscrições para o Festival da Canção 2024

Foto: Jaraguá do Sul

Por: Milena Natali

04/03/2024 - 16:03 - Atualizada em: 04/03/2024 - 16:07

Prosseguem as inscrições para o Festival da Canção 2024, os interessados devem acessar a plataforma digital da Secretaria de Cultural, Esporte e Lazer e escolher uma das seguintes categorias: infantil, juvenil, gospel juvenil, popular, sertanejo adulto e gospel adulto.

As eliminatórias estão agendadas para os dias 5 a 7 de abril, no cineteatro do CEU (Centro de Artes e Esportes Mestre Manequinha), sem a presença de público.

A fase eliminatória definirá os 10 finalistas de cada categoria, desde que atingida a nota mínima estipulada em regulamento. Os finalistas atribuirão uma nota geral de cinco a 10 para os critérios de afinação, dicção, interpretação e ritmo.

De acordo com o regulamento, os jurados serão selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul e serão soberanos em suas avaliações, sendo os resultados irrevogáveis. Em caso de empate, será levado em consideração o maior número de notas 10,0, 9,75, 9,5 e assim sucessivamente.

Os 10 finalistas de cada categoria disputam os cinco primeiros lugares nos dias 21/04 (infantil e juvenil), 22/04 (sertanejo e popular) e 23/04 (gospel infantil e gospel adulto). Serão divulgados apenas os vencedores do 1º ao 5° lugares de cada categoria. Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão troféu e premiação em dinheiro.

De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Natália Lúcia Petry, o resgate do Festival da Canção, em 2017, teve o objetivo de manter essa importante vitrine para os cantores do município. “Além de fomentar a cultura por meio dos programas Bolsa Cultural e Incentivando Talentos, o papel da secretaria é garantir a realização de eventos que oportunizem aos artistas jaraguaenses a possibilidade de mostrarem seu trabalho para o público”, explica.

Os festivais de Jaraguá do Sul

Na década de 80 acontecia o FECIJA (Festival da Canção Infantil Jaraguaense). Em 9 de maio de 1997 ocorreu o 1º Festival Estudantil da MPB (Música Popular Brasileira), que passou a ser chamado de Festival Estudantil da Canção. Os estudantes competiam nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. Participavam alunos da educação básica das redes pública e particular de ensino.

O 1º Festival Infantil da Canção aconteceu em 12/8/2000, com o intuito de promover o intercambio musical entre escolas, possibilitar o surgimento e incentivar talentos musicais, promover o intercâmbio musical nos estabelecimentos de ensino, desenvolver o gosto pela música e proporcionar o lazer artístico e cultural para estudantes e comunidade.

O 1º Festival Regional da Canção Sertaneja aconteceu em três etapas, nos dias 5/6/1993, 3/7/1993 e 10/7/1993. O 1º Sertanejão aconteceu em 21/7/2002.

Em 2017, foram adotados os formatos do Festival da Canção Sertaneja e Popular e o Festival Estudantil da Canção, englobando as categorias infantil e juvenil simultaneamente. Em 2023, os festivais ganharam as categorias gospel infantil e gospel adulto.

*Informações obtidas no Arquivo Histórico Municipal Eugênio Victor Schmöckel.