O Programa Qualifica Jaraguá volta a acontecer este ano e vai oferecer aproximadamente 200 vagas em sua terceira edição. O programa tem como objetivo proporcionar preparação profissionalizante para o mercado de trabalho, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina).
A edição atual foi oficialmente lançada no dia 5 de junho, no gabinete do prefeito Jair Franzner. “Como Administração Municipal, precisamos criar mecanismos para que as pessoas possam prosperar, ter qualidade de vida e ajudar no desenvolvimento do município. O surgimento de novas e boas oportunidades de trabalho depende muito da qualificação de quem está buscando espaço no mercado”, destacou o prefeito.
A Prefeitura cobre 80% dos custos dos cursos, enquanto a iniciativa privada arca com os 20% restantes. Dessa forma, a população tem acesso gratuito a cursos de qualificação profissional, aumentando as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho. Nos dois anos anteriores, o programa já formou 286 profissionais em 22 turmas, com uma taxa de empregabilidade superior a 75%.
Os cursos começam em julho e os candidatos devem atender a alguns critérios para a inscrição:
- Residir em Jaraguá do Sul;
- Estar em situação de vulnerabilidade social com registro no Cadastro Único, apresentando a folha resumo;
- Estar desempregado, apresentando a Carteira de Trabalho;
- Estar empregado, mas à procura de qualificação ou recolocação no mercado de trabalho.
Cursos oferecidos:
- Costureiro;
- Eletricista de instalações prediais;
- Oficina de assentador de revestimento cerâmico e porcelanato;
- Oficina de conceitos básicos de divisórias e alvenaria;
- Operador e programador de máquinas de usinagem;
- Soldador básico;
- Tecelão de malhas.
As inscrições podem ser feitas no Senai de Jaraguá do Sul, localizado ao lado da Prefeitura, na rua Isidoro Pedri, número 261, bairro Rio Molha, ou pelo telefone e WhatsApp (47) 3372-9573.