Abastecimento de água segue comprometido em Blumenau após enchente

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

Por: Luan Tamanini

21/11/2023 - 09:11

A enchente registrada na última sexta-feira (17) em Blumenau segue causando transtornos à população – mesmo após o nível do rio baixar consideravelmente e chegar a 5,20 metros nesta terça-feira (21), o que deixa a cidade em estado de atenção.

Faça parte do nosso grupo no WhastApp e saiba tudo que acontece em Blumenau e região!

Conforme o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), os nívels de turbidez do rio Itajaí-Açu – que aumentaram devido às fortes chuvas em toda a região – dificultam o tratamento da água e têm causado o desabastecimento em algumas regiões da cidade. Em alguns pontos, moradores relatam estar sem água há quatro dias.

Em comunicado realizado na manhã desta terça-feira, a autarquia afirma que “o dia começou com elevados níveis de turbidez e que os reservatórios de água ainda não atingiram sua capacidade total”.

“Durante a madrugada, a equipe realizou mais uma limpeza emergencial na ETA 2 para limpar os decantadores saturados por lodo, areia e outros detritos provenientes da turbidez”, comunicou o Samae. “É crucial a colaboração de todos os moradores para normalizar o sistema ao longo do dia. O apelo é para que a comunidade utilize água apenas para tarefas essenciais, especialmente nas áreas mais elevadas, onde o abastecimento está comprometido devido ao consumo excessivo”.

Henrique Carlini, diretor administrativo-financeiro da Samae, ressalta que, apesar das condições desafiadoras, o tratamento está sendo realizado da melhor forma possível. No entanto, os reservatórios não estão se recuperando devido à quantidade de lama no Rio Itajaí-Açu, o que dificulta o processo de tratamento de água.