As sessões de hemodiálise da Fundação Pró-Rim e da unidade parceira Centro de Tratamento de Doenças Renais (CTDR) estão garantidas para todos os pacientes atendidos nas clínicas de Joinville.
Na manhã desta segunda-feira (29), a Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville interromperam a captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão após um acidente com derramamento de produto químico na Serra Dona Francisca.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Dessa forma, as equipes de Manutenção e Tratamento de Água, bem como os responsáveis técnicos de cada clínica acompanham os níveis da água e, caso haja necessidade, a Companhia Águas de Joinville será acionada para abastecer os reservatórios com caminhões pipa.
Água para o tratamento renal
Para cada paciente em sessão de hemodiálise, com duração de cerca de quatro horas, são necessários 600 litros de água diariamente, desde o processo inicial. Atualmente, são 506 pacientes nas três clínicas de Joinville, divididos em seis turnos.
A água é essencial para a sessão de hemodiálise. Quando a água chega às clínicas, passa por um rigoroso tratamento para evitar que vários contaminantes químicos, bacteriológicos e tóxicos sejam transferidos para os pacientes, levando ao aparecimento de efeitos adversos, muitas vezes letais.
A hemodiálise é um tratamento que mantém a vida do paciente renal. A Pró-Rim reforça a importância de a comunidade seguir o racionamento de água em situações de crise, preservando os mais vulneráveis.