Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A estrada da Princesa Dona Francisca e a bucólica cidade de Campo Alegre

Foto divulgação

Por: Elissandro Sutil

21/12/2020 - 12:12 - Atualizada em: 24/05/2024 - 14:22

A Serra Dona Francisca, é um marco da beleza natural de Santa Catarina. Repleta de atrativos e vista privilegiada, ela liga Joinville ao Planalto Norte. A extensa área verde que circunda a estrada é o chamariz para turistas do Brasil inteiro.

As exuberantes paisagens da serra são de perder o fôlego! O trecho de subida e descida com curvas sinuosas e a vista ampla do planalto são um atrativo a parte. É impossível não se encantar com a visão panorâmica dos morros verdejantes e da diversidade da flora.

Confira a paisagem:

Foto divulgação

Para quem ama esportes o local é destino certo. Montanhas e trilhas ecológicas fazem parte dos encantos encontrados na região. O cenário é perfeito para quem busca alternativas para a prática de esportes radicais: trilhas off-road, montanhismo, cicloturismo, voo livre entre outras opções.

História: presente da Princesa Francisca

A histórica Serra Dona Francisca foi construída durante o período imperial e fazia parte do dote que a Princesa Dona Francisca, irmã de D. Pedro II, ganhou ao se casar com o Príncipe de Joinville.

Em 1858, o Governo Imperial autorizou a construção de uma estrada que ligaria as cidades de Joinville, São Miguel, Tijucas do Sul e Curitiba. Os construtores exclamaram felizes ao alcançarem o topo da serra: Froleiches Feld. A expressão significa “Campo Alegre”.

Foto divulgação

A encantadora Campo Alegre

A área que fazia parte do dote da Princesa e ganhou gentilmente o nome de Campo Alegre abriga uma das cidades mais charmosas e acolhedoras de Santa Catarina. Em meio às campinas e vales, a cidadezinha tem seus campos cobertos de Araucárias, árvores típicas de invernos rigorosos, estação que atrai muitos turistas para a região.

Foto divulgação

A cidade contempla muitas opções de lazer e turismo: cachoeiras, turismo rural, cicloturismo, ovinocultura, museus e igrejas.

A cidade ainda tem como atrativo um pequeno centro histórico com casas centenárias, cafés coloniais, lojinhas de artesanato e deliciosos recantos para o turismo contemplativo.

Conheça mais opções de turismo na Serra Dona Francisca e Campo Alegre:

  • Calçadão da Cascatinha
  • Salto do Engenho
  • Associação de Artistas, Artesões e Produtores Rurais “Mãos do Campo”
  • Campos do Quiriri
  • Cascata Paraíso
  • Estrada Imperial Dona Francisca
  • Igreja Matriz Santíssima Trindade
  • Monumento ao centenário
  • Museu Bento Sylvio Munhoz
  • Museu Sto Lat

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP