Vídeo: Especialista mostra a importância da alimentação dos pinguins

Reprodução/R3 Animal

Por: Pedro Leal

11/07/2023 - 16:07

O resgate de animais marinhos debilitados é uma atividade que exige muita dedicação e conhecimento. Com uma linha costeira de 531 km, o estado abriga e recebe a visita de espécies marinhas como albatrozes, leões marinhos, baleias francas, tartarugas-verdes e pinguins de magalhães (Spheniscus magellanicus). E sobre o trabalho importante de resgatar e reabilitar estas simpáticas aves, Ricardo Wegrzynovski, da Associação R3 Animal, enviou ao OCP o relato e o vídeo abaixo.

O resgate de animais marinhos debilitados é uma atividade emocionante. Salvar vidas é uma missão que exige muita dedicação e conhecimentos. Nesse sentido, o resgate de animais marinhos em Florianópolis, Santa Catarina, tem se tornado referência.

Entre os muitos animais resgatados diariamente, e com risco eminente de morte, estão os simpáticos pinguins. Eles vêm da Patagônia Argentina e devido a distância percorrida muitos acabam chegando doentes, ou morrem no trajeto, vítimas da exaustão e doenças diversas.

Alguns pinguins chegam desidratados ao Centro de Pesquisa e Reabilitação da R3 Animal (CePRAM). Muitos pesam menos de 1,5 quilo. Eles ficam em tratamento até alcançarem o mínimo de 3,5 / 4,0 quilos, para então serem soltos no mar.

Os médicos veterinários, especialistas em animais marinhos, prescrevem dieta balanceada, que pode ser composta de papa de peixe e suplementação vitamínica ou peixe inteiro. Alguns detalhes são fundamentais para o sucesso, e muitas curiosidades chamam a atenção.

Uma delas é que os animais são alimentados dentro de uma caixa. Isso é feito para que eles não entendam que são os humanos a fonte de alimentação. Com isso, após a soltura, eles procuram sozinhos os alimentos, e não ficam esperando que algum humano traga os peixes.

A alimentação principal é baseada em peixes, especialmente sardinhas, que podem vir recheadas com suplementação vitamínica e medicação de acordo com cada caso. Isso sempre orientados pela equipe veterinária. Os animais são alimentados preferencialmente em grupos para estimular o convívio e a incentivar a ingestão espontânea (um animal ao ver o outro se alimentar, se estimula a fazer o mesmo).

Outra curiosidade é que em algumas épocas os pinguins comem mais. Isso normalmente acontece por volta de janeiro e fevereiro. Antes da muda de penas eles ganham peso para armazenar energia, pois na natureza, a muda ocorre em terra e o animal não se alimenta. Esse período leva de uma a duas semanas.

➡️O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
➡️O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
➡️O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
➡️O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).