8 dicas para impressionar o recrutador em uma entrevista de emprego

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

06/12/2022 - 14:12 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:48

Em pouco tempo, a felicidade de receber uma ligação marcando uma entrevista de emprego dá lugar a uma ansiedade sem fim. Afinal, são poucos minutos para demonstrar o seu valor, chamar a atenção do recrutador e conquistar uma oportunidade. Para ir bem neste momento, é essencial pensar no que dizer, o que vestir, e claro, se preparar para as mais variadas perguntas.

Mas você sabe como deve se portar para se destacar? Veja oito dicas para ter um bom desempenho, manter a calma e conseguir mostrar todo o seu potencial em entrevistas de emprego:

Foto: Pixabay

1 – Seja pontual

É fundamental se programar para chegar na hora marcada em compromissos, principalmente em uma entrevista de emprego. Se algo der errado, surgir algum imprevisto que vai impedir você de chegar na horta marcada, avise com o maior tempo possível de antecedência para o entrevistador, pois essa atitude demonstra respeito e com certeza será avaliada.

2- Se vista de acordo com a ocasião

Uma entrevista de emprego é muito diferente de uma balada ou um encontro casual com os amigos. Por isso, fique atento ao código de vestimenta que a maioria das empresas tem. Quando chamado para uma entrevista de emprego, escolha as roupas corretamente, buscando sempre adequar-se à ocasião. Não há problema em se arrumar um pouco melhor do que você faria em dias comuns, pois um visual profissional é a chave para demonstrar comprometimento e dedicação.

O conforto também é essencial, por isso evite peças muito apertadas ou folgadas demais e vista-se de maneira apropriada para o clima. Identifique qual o estilo mais apropriado para o tipo de empresa (formal ou informal) e procure descobrir como as pessoas se vestem naquele ambiente de trabalho. Inspire-se no estilo de sua futura equipe de trabalho para não correr o risco de errar. Além disso, dê atenção à sua aparência em geral, mantendo em ordem cabelos, barba e unhas. Não exagere no uso de maquiagem, perfumes ou loções com fragrâncias fortes, e evite mascar chicletes.

3- Demonstre interesse

Demonstrar interesse nos assuntos que se referem à empresa é fundamental para se dar bem em uma entrevista. Antes do dia da entrevista, procure se informar sobre todas as informações relativas ao cargo oferecido, além da organização, produtos e serviços, e outras informações que você achar relevante saber.

A internet é sempre uma boa fonte de pesquisa, é possível navegar pelo site da empresa, procurar o perfil nas redes sociais, e entender o que isso pode agregar de positivo, pois esta pode ser uma pergunta do seu recrutador.

4- Seja sincero

Alguns candidatos têm o hábito de mentir ou aumentar suas qualificações ou habilidades. Ou seja, fingem ter mais conhecimento em uma área do que realmente possuem. Porém, todas as competências técnicas são questionadas e testadas ao longo das etapas de seleção e, quem realmente não sabe fazer determinada fase do processo não tem como contornar a situação.

Por isso é essencial ser sincero em todas as etapas da entrevista, sem tentar aumentar ou mentir a respeito de qualquer informação. Além de ser arriscado, você pode cair em contradição, pois o entrevistador costuma ser treinado para perceber justamente candidatos que não são totalmente sinceros. Não invente competências que você não tem ou fale de experiências profissionais que não adquiriu.

5- Preste atenção na sua linguagem corporal

A imagem transmitida pela linguagem corporal de um candidato é decisiva para a aprovação em uma entrevista de emprego. Preste atenção em como você se senta na cadeira, onde concentra o seu olhar e principalmente na sua expressão facial enquanto fala, pois a maioria dos recrutadores presta muita atenção nesses pontos.

O corpo fala, e é preciso estar atento a isso. Ficar de braços cruzados pode demonstrar que você está com medo, enquanto permanecer inquieto, mexendo constantemente nas mãos ou nos cabelos, é sinal de insegurança e ansiedade. Para fazer a entrevista com tranquilidade, mantenha a postura ereta, faça contato visual com o entrevistador, cumprimente-o com um sorriso e não cruze os braços. É ideal manter uma expressão neutra e serena.

6- Foque em fazer perguntas relevantes

Na maioria das entrevistas, o recrutador vai questionar se o entrevistado tem questões que quer esclarecer. Neste momento, é importante demonstrar interesse e conhecimento fazendo perguntas bem construídas, o que pode gerar destaque em todo o processo e diferenciar o candidato das outras pessoas.

Por receio de ser inconveniente ou simplesmente por não ter pensado no assunto, grande parte dos candidatos não sabe o que perguntar e desperdiça uma grande oportunidade de demonstrar seu interesse pela vaga.

A ideia é demonstrar que você esteve atento durante toda a entrevista e também que pesquisou a empresa antes do encontro. Alguns exemplos de perguntas são:

  • Você pode falar mais sobre as responsabilidades deste cargo? Como seria um dia comum?
  • Se eu fosse contratado, quais seriam as expectativas para os meus primeiros meses?

7- Tenha cuidado com as suas redes sociais pessoais

Existem muitos casos de pessoas que foram demitidas por causa de postagens em redes sociais e muitos que perdem oportunidades de emprego por conta do mau uso. Hoje em dia, tem se tornado comum que as empresas busquem pelo perfil do candidato nas redes, e isso pode acontecer antes ou depois de uma entrevista.

É importante saber gerenciar bem as redes sociais, não apenas para se manter em uma empresa, mas também para ter mais chances de ingressar em um novo trabalho, quando necessário. Todo o comportamento online pode ser avaliado, desde a linguagem usada, o teor das publicações, entre outros pontos.

Uma publicação ofensiva, por exemplo, pode chegar até mesmo a manchar a imagem da empresa que venha a contratar aquela pessoa. Agressividade, escrita errada e difamação são outros exemplos de comportamentos que os recrutadores não buscam para as vagas.

8- Seja você mesmo

Apesar de todas as dicas importantes para se sair melhor na entrevista, o mais essencial é ser verdadeiro consigo mesmo e com o recrutador. Se você não for você mesmo, o entrevistador não terá uma ideia real do quanto você se encaixa na equipe e na empresa. A cultura da empresa é definida pelas pessoas, pela dinâmica de funcionamento, pela forma como a empresa lida com desafios e celebra os sucessos, além dos valores fundamentais que cada funcionário deve prestar atenção enquanto trabalha.

Em uma entrevista, todo o foco e energia devem ser canalizados para mostrar pontos fortes e habilidades e considerar os da empresa, assim é possível entender se a oportunidade de trabalho é certa para você.

Foto: Pixabay

Ficar totalmente familiarizado na entrevista é muito difícil para muitas pessoas e não é o mais indicado, mas é possível canalizar alguns traços de personalidade mais característicos e entender quais atributos pessoais seriam benéficos para a função. Assim, é possível demonstrar todo o seu potencial, sem deixar de ser quem você realmente é.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc