O 5º Encontro Jurídico reuniu mais de 100 advogados e convidados, na noite da última terça-feira (21), em Joinville.
Idealizado pelos advogados Jonathan Zago Appi, Rodrigo Brenneisen, Jovenil Arruda, Edson Hodecker e Joel Lopes, o evento tem o objetivo de contribuir para a formação dos profissionais do Direito, sendo um espaço para debate e troca de conhecimento.
A cada edição, um convidado palestra sobre algum tema relevante para a categoria. Pelo Encontro Jurídico já passaram nomes como Claudio Lamachia, ex-presidente nacional da OAB, Fernando Carioni, ex-presidente do TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral), o desembargador João de Nadal e o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
Na última terça, a convidada foi a desembargadora aposentada do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) Salete Silva Sommariva.
Ela falou sobre sua trajetória profissional e todas as dificuldades enfrentadas ao longo da jornada, desde sua formação enquanto estava grávida, passando pelas batalhas enfrentadas como advogada, depois como desembargadora e agora de volta à advocacia.
Ao longo de sua palestra, ela ressaltou que sempre foi movida pela busca por justiça, independentemente das circunstâncias que a envolviam.
Para Jonathan Zago Appi, um dos idealizadores do Encontro Jurídico, a palestra, contando um pouco da trajetória da ex-desembargadora, foi bastante inspiradora para todos os advogados.
“A história de vida dela oxigenou a advocacia de Joinville. O pessoal que estava em dúvida sobre que estava fazendo como advogado, após ouvir a trajetória dela, falou: ‘eu posso continuar, eu posso lutar por justiça’. Sabe aquele jovem advogado que acabou de sair da faculdade? Ele se inspirou”, enfatizou Appi.
O Encontro Jurídico surgiu em 2023 com a proposta de engajar a comunidade do Direito em debates relevantes para a profissão. Ainda não há previsão de quando acontecerá a próxima edição do evento.