Palhoça, que completa nesta quarta-feira (23) 130 anos de emancipação política, Palhoça está entre as 20 que mais crescem no país, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,. De acordo com as informações do Censo de 2022, a população atual do município da Grande Florianópolis é de 222.598 habitantes, aumento de 85 mil novos moradores desde 2010. Palhoça lidera, ainda o ranking de geração de emprego na região em 2024, de acordo com o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Além de todas essas características sócio-econômicas, a cidade tem atributos que a colocam como endereço turístico obrigatório, embora pouco explorado: suas belas praias. Nesta reportagem, o OCP elencou cinco delas. Leia com atenção e busque conhecer.
Guarda do Embaú
Um local diferenciado, que para muitos surfistas é considerada uma das melhores praias para prática do esporte. Além disto, existem mais cenários exuberantes como a Pedra do Urubu e o próprio centro do bairro que possui um estilo alternativo, onde mesmo depois de obter muita fama continua preservado. O contraste entre a beleza de uma praia longa com areias claras e finas, ondas quebrando na boca do Rio da Madre e pousadas espalhadas pelas ruas de terra. Guarda do Embaú, nona Reserva Mundial de Surf e a primeira do Brasil é uma praia localizada na divisa de Palhoça com o município de Paulo Lopes, a 46 km ao sul de Florianópolis. Um verdadeiro paraíso.
Pinheira
Localizada 50 km ao sul de Florianópolis, a Praia da Pinheira é uma das poucas praias de Santa Catarina que ainda desfruta de uma natureza exuberante e intocada. Isto deve-se ao fato da região estar dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, área ambiental protegida por lei estadual. A praia da Pinheira é conhecida por suas águas calmas e barquinhos, e é frequentada por famílias que procuram boas opções de hospedagem. A Praia de Baixo é a mais movimentada da região e oferece bares e restaurantes. Já a Praia de Cima é pequena e protegida pelo costão e ponta das Andorinhas, e é ideal para quem viaja com crianças.
Ponta do Papagaio
A península que se formou, ligando o continente ao que era a Ilha dos Papagaios Grande, deixa de um lado a Praia do Sonho e do outro a Ponta do Papagaio. A baía que se forma garante um mar tranquilo, calmo e de água transparente – ótimo para o banho e prática de esportes. Da praia é possível avistar também uma segunda extensão de terra em meio ao oceano, a Ilha dos Papagaios Pequena – uma ilha totalmente particular e naturalmente privativa que conta com uma paradisíaca pousada exclusiva. A faixa de areia também é larga, cercada por árvores, vegetação rasteira e mata nativa. Na temporada, costuma atrair muitos turistas em busca de um local para relaxar, mas no resto do ano a rotina agitada deixa de fazer parte dessa praia.
Sonho
A Praia do Sonho é uma das praias mais belas e tranquilas de Santa Catarina, localizada na cidade de Palhoça. A praia recebeu esse nome devido à sua beleza única e à tranquilidade que proporciona aos visitantes. A Praia do Sonho é um lugar tranquilo e aconchegante, ideal para quem busca um refúgio do agito das grandes cidades. O mar é azul cristalino e transparente, oferecendo uma vista maravilhosa para o horizonte. As águas são quentes e refrescantes, tornando a natação e o mergulho um prazer absoluto. A praia também conta com uma grande variedade de restaurantes, bares e lojas para desfrutar de uma ótima noite.
Enseada do Brito
Comunidade com forte presença de descendentes açorianos, fundada em 1750, é um vilarejo escondido na encosta da Serra do Tabuleiro. Para chegar até lá é preciso acessar um travo quase imperceptível na BR-101. Nesta região encontram-se também fazendas de ostras e mariscos, cujos produtos podem ser comprados frescos, a preços convidativos. A Enseada do Brito é um lugar único entre as atrações de Palhoça. A grande praça circundada por casas coloniais, tendo em um dos lados a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de outro o Atlântico, aumenta a sensação de estar na freguesia, onde a principal atividade econômica era a pesca e a coleta de ostras e mariscos. Nas redondezas havia engenhos de farinha de mandioca.