A terceira edição do Campeonato Joinvilense de Robótica, organizado pela Secretaria de Educação, vai reunir cerca de 250 alunos e professores de 24 escolas municipais no sábado (17), das 8h30 às 18h, no Centreventos Cau Hansen. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
O tema será “Ideias sustentáveis para implantação em empresas da região de Joinville” e contará com quatro categorias: Robótica Lego, Seguidor de Linha Arduíno e Microbit, ArtBot e Projeto de Robótica Educacional. São 44 equipes inscritas na competição, mais do que o dobro do ano passado, quando foram 21 equipes.
Para o diretor executivo de Formação e Inovação da Secretaria de Educação, Cleberson de Lima Mendes, o aumento no número de participantes é um dos efeitos dos investimentos realizados pelo município, como a aquisição de kits de robótica e outros dispositivos de tecnologia, e que vêm impactando na prática em sala de aula.
“Trabalhar com tecnologia e robótica tem impacto muito positivo na aprendizagem dos alunos, pois potencializa o raciocínio lógico e estimula a criatividade das crianças. Além disso, coloca os alunos frente a problemas reais do cotidiano, onde buscam soluções, testam hipóteses, simulam, criam e recriam, sendo protagonistas em todas as etapas do processo”, explica.
Durante o campeonato, o público poderá acompanhar as disputas principais, que acontecerão simultaneamente, e também participar de atividades gratuitas. Entre elas, estão um planetário desenvolvido pela Udesc, a exposição de um miniparque de diversões produzido por alunos, um spinner 360º e uma exposição audiovisual.
*Equipes em preparação para a disputa*
As equipes participantes do 3º Campeonato Joinvilense de Robótica passaram as últimas semanas em preparação para a disputa. Serão alunos e escolas experientes na robótica, mas também estreantes no campeonato, como os Autobots Abdon, da Escola Municipal Doutor Abdon Batista.
A professora integradora de mídias e metodologias Aline Rúbia de Souza foi a responsável por engajar e preparar a equipe formada por cinco alunos. Eles vão participar da categoria Robótica Lego, em que precisarão executar quatro desafios diferentes. “Vai ser nossa primeira experiência e será desafiador, mas tudo é aprendizado e os alunos ficam radiantes com toda evolução que conseguem”, conta a professora.
Um dos integrantes da equipe é o aluno Arthur Lanznaster, de 14 anos. Ele estuda no 9º ano e sempre teve interesse pela robótica, por isso está empolgado com a oportunidade de participar do campeonato. “A expectativa é de participar e ganhar experiência, quem sabe vencer uma categoria, porque isso sempre agrega para a gente.”
Conheça as categorias:
– Robótica Lego: equipes são formadas por quatro a seis competidores, que deverão participar de quatro subcategorias. São elas: desafio do robô (solucionar missões contidas no tapete do campeonato); design do robô (identificar estratégia de missão, criar um robô e uma programação alinhados com sua estratégia); projeto de inovação (identificar e pesquisar um problema, desenvolver uma solução e criar um protótipo); e trabalho em equipe (avaliação de entrosamento, cooperação, diversão e outros critérios).
– Seguidor de Linha: cada equipe é formada por dois a quatro competidores. A pista é formada por uma linha preta em uma placa de MDF branca e durante o percurso poderá haver obstáculos.
– ArtBot: cada equipe é formada por dois a quatro competidores. Um robô ArtBot é qualquer dispositivo eletromecânico que possui pelo menos uma parte móvel e que tem como função principal entreter o público. Ele deverá estar relacionado ao tema norteador do campeonato e será avaliado por meio de voto popular.
– Projeto de Robótica Educacional: cada equipe será formada por até dois professores e dois estudantes. O projeto será apresentado por meio de um show me pôster e protótipo. Ele deverá estar relacionado à robótica educacional, além de ter sido aplicado em sala de aula.