33ª Schützenfest: curiosidades sobre a maior festa de atiradores do Brasil

Foto: PMJS/Divulgação

Por: OCP News Joinville

13/11/2023 - 17:11 - Atualizada em: 14/11/2023 - 12:54

Já que estamos em ritmo de diversão, relembramos algumas curiosidades sobre a maior festa de atiradores do Brasil.

Esta é uma oportunidade de conhecermos melhor este patrimônio cultural de Jaraguá do Sul, cuja história começou em 1906, com a instalação das primeiras sociedades de tiro no município.

Você Sabia?

– A 1ª Schützenfest aconteceu de 13 a 22 de outubro de 1989.

– Que de 1991 até 1997 a Schützenfest contratou a banda alemã Die Original Mottener para abrilhantar a festa? O vocalista dessa banda, Kalle Mager, fez a letra da música considerada o Hino da Schützenfest: “Wir gehn zum Schützenfest”.

– Até 1992 as rainhas e princesas da Schützenfest eram escolhidas por meio de venda de votos, sendo a primeira vencedora Sonéia Hornburg, da Sociedade Aliança. De 1993 até 1995 as candidatas foram selecionadas através de competição de tiro e a partir de 1996 por concurso de beleza.

– O estande de tiro da festa ficava nos fundos do pavilhão C, não tendo muito destaque na festa, porém, quando os standes de tiro passaram para a entrada dos pavilhões, o número de tiros disparados e a procura pelos estandes teve um enorme crescimento valorizando e dando destaque ao tiro e aos atiradores: o motivo principal da Schützenfest.

– Até 1997 a Schützenfest tinha como mascote o Hans Bier, que não dava o enfoque necessário à Festa dos Atiradores. Assim, em 1998, foi realizado um concurso para a escolha de novo mascote, sendo ganhador o Wilfried, criado por Fernando César Bastos. Wilfried é um jovem e atlético atirador, trajado tipicamente.

– Na primeira Schützenfest, em 1989, somente os homens participavam do campeonato de tiro promovido pela ACSTVI, nas modalidades carabina, chumbinho e seta. Em 1990 as mulheres foram inseridas na disputa oficial, sendo eleitos Rei e a Rainha os que alcançavam as maiores pontuações nas modalidades de tiro.

– Em 2019, pela primeira vez, tivemos um verdadeiro casal de reis: a Rainha Ináurea Reinke Schmidt e o Rei, seu marido Claudio Ivair Schmidt.

– Algumas bandas regionais são tradicionais na programação da Schützenfest. Uma delas é a Estrela de Ouro, que está completando 45 anos e tocou em todas as 33 edições da festa

– Filha de majestade, majestade é…. A Rainha da 33ª Schützenfest, Maíny Steinert, é filha de uma ex-rainha da Schützenfest. Maisa Steinert, do Botafogo Futebol Clube, a última escolhida por meio de competição de tiro, em 1995.

– Na sua trigésima terceira edição, a Schützenfest ganhou um moderno Estande de Tiro Olímpico, que poderá receber competições internacionais de tiro esportivo. Em 2023, pela primeira vez, ele está sendo utilizado para os visitantes praticarem o tiro ao alvo.

Clicando aqui, você confere um pouco mais da evolução da Schützenfest ao longo dos anos. O material foi produzido para a edição especial de 30 anos, em 2018.

– Tem alguma curiosidade sobre a Schützenfest? Compartilhe clicando aqui.