Um relatório elaborado pela Reviewr, startup especializada em gestão de avaliações e reputação online do Brasil, mostra que dos 30 pontos turísticos de Florianópolis que são monitorados, o Mercado Público foi o local que mais recebeu avaliações. Foram 301 no total.
Em segundo lugar, está o Parque de Coqueiros com 136 menções, e em terceiro, o Trapiche de Canasvieiras, com 54 menções. Esses dados são referentes ao período 4 de junho a 10 de julho. O acompanhamento é feito pela Prefeitura de Florianópolis, por meio do relatório, que é emitido semanalmente.

Parque de Coqueiros é o segundo em avaliações de vistantes | Foto Ewaldo Wullerding/OCPNews
Reviews são as avaliações realizadas por pessoas do mundo todo sobre restaurantes, hotéis e atrações turísticas. Sites como TripAdvisor, Google, Booking, Facebook, entre outros, reúnem esses depoimentos para que as pessoas possam analisar antes de decidir pela compra ou consumo de um produto ou serviço.
Esse serviço de monitoramento de avaliações foi cedido pela Reviewr à Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Florianópolis, por meio da rede solidária Somar Floripa. O objetivo é proporcionar ao poder público municipal, a identificação das necessidades dos visitantes.

Lagoa do Peri tamabém está entre os pontos monitorados | Foto Divulgação
Os sites de onde as informações foram retiradas são: Yelp, Facebook, Google, TripAdvisor e Foursquare. Pelo sistema da Reviewr é possível emitir um comparativo com períodos anteriores ou específicos.
“Com essa ferramenta, o poder público municipal consegue estabelecer um panorama geral dos pontos turísticos, providenciar melhorias e aprimorar a experiência do usuário,” afirma o superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinícius de Luca Filho.
Mais tecnologia a favor do turismo
Com o uso de Internet das Coisas, por meio de beacons, (dispositivos de localização que se comunicam por bluetooth com os smartphones), a plataforma Smart Tour Brasil, um dos projetos apoiados pela Lei Municipal de incentivo à Inovação, fornece informações turísticas multi-idiomas por proximidade do usuário ao atrativo turístico onde o beacon está instalado.

Dunas da Joaquina são acompanhadas pelo monitoramento | Foto PMF/ Divulgação
O acesso pelos turistas a essas informações, geram dados em tempo real como: número de visitantes em determinado local, gênero e idade do usuário, número de compartilhamentos nas redes sociais, dias da semana de maior fluxo e tempo de permanência no local, criando assim um mapa turístico em tempo real da região.
Com os dados é feita uma pesquisa relacionada a demanda do segmento de forma prática e de baixo custo. As informações são armazenadas em uma plataforma e os relatórios são repassados aos observatórios de secretarias de Turismo dos municípios onde a Smart Tour Brasil atua.

Ponte Hercílio Luz é um dos pontos monitorados| Foto João Cavallazzi/Especial OCPNews
Para a gestão pública, as informações geradas por meio do aplicativo se tornam uma importante ferramenta para tomada de decisões mais rápidas e eficientes e de auxílio na implantação de políticas públicas e ações efetivas para o setor.
Conheça os 30 pontos monitorados
- Mercado Público
- Parque de Coqueiros
- Trapiche de Canasvieiras
- Parque do Córrego Grande
- Fortaleza de São José da Ponta Grossa
- Parque da Luz
- Catedral Metropolitana
- Praça XV
- Ponte Hercílio Luz
- Museu Cruz e Sousa
- Trilha das Piscinas Naturais
- Jardim Botânico do Itacorubi
- Dunas da Joaquina
- Parque Estadual do Rio Vermelho
- Praia Mole
- Santo Antônio de Lisboa
- Lagoa do Peri
- Praia Brava
- Jurerê Internacional
- Praia da Lagoinha do Leste
- Ilha do Campeche
- Praia do Forte
- Caminho de Naufragados
- Praia da Joaquina
- Largo da Alfândega
- Rodoviária Rita Maria
- Costa da Lagoa
- Ilha dos Ratones
- Projeto Tamar
- Trilha do Morro do Rapa
Quer receber as notícias no WhatsApp?