1º Jarajazz Session acontece nesta terça-feira (19) no Buena Eventos

Rafael Petry, um dos grandes representantes da nova geração do acordeon brasileiro, também estará no palco| Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

18/03/2024 - 16:03 - Atualizada em: 19/03/2024 - 14:11

Fomentar o cenário da música instrumental e valorizar os artistas locais. Com este objetivo, Jaraguá do Sul sedia nesta terça-feira (19), no Espaço Buena Eventos, no Centro da cidade, a primeira edição do Jarajazz Session. O evento tem início às 19h, com o workshop “Por onde eu começo?”, ministrado pelo renomado guitarrista Ozeias Rodrigues. Na ocasião, o músico dará dicas sobre como iniciar na improvisação.

Em seguida, às 20h, será a vez do multinstrumentista Emanuel Tiepo, conhecido pelo nome artístico de Mano do Jazz, se apresentar em um show que deverá ter duração de 50 minutos. Depois, Ozeias Rodrigues volta ao palco para um dueto com Rafael Petry, um dos grandes representantes da nova geração do acordeon brasileiro.

A entrada, no valor de R$ 20, pode ser adquirida no local do evento.

Projeto de fomento

O Jarajazz Session é um evento realizado pela Abajas (Associação de Bandas de Jaraguá do Sul e Região) e o músico Enéias Raasch, presidente da associação, reforça que o intuito é valorizar os artistas locais, promovendo ainda o intercâmbio com artistas de outras cidades catarinenses.

“É um projeto de fomento”, destaca Raasch, que explica que a Abajas busca criar espaços para a música instrumental em Jaraguá do Sul e que o Jarajazz Session está programado para a noite de terça-feira para não se chocar com a agenda das casas de eventos da cidade e também para deixar os músicos livres nos fins de semana.

“O público que comparecer ao evento terá a oportunidade de ver grandes músicos de Santa Catarina tocando no palco do Buena Eventos. Isso é um projeto inédito no Estado, pois que eu tenha conhecimento não existe em nenhuma outra cidade, o que só comprova a força que Jaraguá do Sul tem também na música, além de outras atividades artísticas”, salienta Raasch.

Segundo ele, a ideia é que o Jarajazz Session ocorra mensalmente e, no fim do ano, aconteça o Festival de Jazz (Jarajazz).

 

Sobre os músicos que se apresentam no Jarajazz Session

Rafael Petry

Rafael Petry recebeu o prêmio de melhor acordeonista do Brasil e esteve entre os dez finalistas do mundial na Itália | Foto: Divulgação

 

Rafael Petry, que voltou a morar em Jaraguá do Sul, é um dos grandes representantes da nova geração do acordeon brasileiro. O músico recebeu o prêmio de melhor acordeonista do Brasil (competição Roland 2012) e estava entre os dez finalistas do mundial na Itália. Formado em Licenciatura em Música pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é professor de Acordeon e Piano há 20 anos e conhecido por possuir uma metodologia própria, moderna e prática. Na bagagem traz cursos extracurriculares como Regência, Harmonia Funcional Moderna. Também participa como professor e músico convidado de importantes festivais de música no Brasil e também no exterior.

Seu trabalho autoral é voltado para a música instrumental brasileira, participando ativamente do cenário da música independente com seu grupo ‘Rafael Petry Quarteto’. É solista convidado da Orquestra de Câmara de Jaraguá do Sul, com quem realizou diversas turnês europeias (Holanda, Alemanha, Itália, Austria). Também integra o grupo ‘Ricardo Pauletti Trio’ com turnês nacionais e internacionais (Paris, Chile).

Ozeias Rodrigues

Ozeias Rodrigues leciona no Conservatório de Música de Itajaí e participa de forma ativa no cenário instrumental no Sul do Brasil | Foto: Divulgação

Oriundo de uma família de músicos, Ozeias Rodrigues estudou no IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), em São Paulo, com Edu Ardanuy e Joe Moghrabi. Cursou Licenciatura em Música da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Lançou seu primeiro disco solo, intitulado Mr. Chuck, em 2005. O trabalho recebeu ótimas criticas da mídia e do público. Ao longo dos anos, construiu uma vasta discografia, atuando em várias bandas, com estilos que vão do rock ao jazz.

Atualmente, desempenha um trabalho voltado ao jazz e à música brasileira, participando de forma ativa no cenário instrumental no Sul do Brasil. Além disso, leciona no Conservatório de Música de Itajaí e dá aulas particulares.

Durante sua trajetória, fez diversos workshops e teve a oportunidade de estar ao lado de nomes como Martijn Van Iterson, Sandro Haick, Sandro Albert, Cuca Teixeira, Vinnie Moore, Nelson Faria, Edu Ardanuy, Mozart Mello, Renato Borguetti, Arismar do Espirito Santo, Sandro Albert, Andreas Kisser, entre outros grandes músicos do cenário mundial.

Mano do Jazz

Mano do Jazz atuou ao lado de artistas renomados, entre eles o mundialmente conhecido Hermeto Pascoal | Foto: Divulgação

Emanuel Tiepo, mais conhecido como Mano do Jazz, é um multinstrumentista que se especializou em jazz na Universidade de Lisboa e atualmente mora em Jaraguá do Sul, onde contribui para impulsionar a cena local.

O músico impressiona com seu poder vocal e habilidade com os instrumentos, tendo atuado ao lado de artistas de grande relevância, como Marcelo D2, Afonso Pais, Big Band da Jobra, Antônio Zambujo e o mundialmente conhecido, Hermeto Pascoal.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.