Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

1º Congresso Internacional de Pedagogia Logosófica reúne milhares de participantes

Evento foi realizado no Colégio Logosófico Gonzalez Pecotche, em Belo Horizonte (MG), de forma presencial e online | Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

03/08/2023 - 11:08 - Atualizada em: 03/08/2023 - 11:59

Nos dias 19 e 20 de maio foi realizado em Belo Horizonte (MG), o 1º Congresso Internacional de Pedagogia Logosófica, idealizado por educadores do Sistema Logosófico de Educação. O evento teve formato híbrido e ocorreu de forma presencial, com cerca de 700 participantes, no Colégio Logosófico González Pecotche, na capital mineira, e também de forma online, com a participação de aproximadamente três mil internautas. Das 700 vagas presenciais, a região de Jaraguá do Sul foi brindada com 30 vagas.

Com 60 anos de atividades no Brasil, esta foi a primeira vez que o Sistema Logosófico de Educação abriu as portas de forma mais ampla para educadores e interessados, com o intuito de apresentar experiências vivas e reais da Pedagogia Logosófica.

Na ocasião, professores, pedagogos, estudantes de Pedagogia e de licenciaturas, dirigentes de escolas e educadores em geral, autoridades das esferas municipal, estadual e federal ligadas ao universo da Educação tiveram a oportunidade de conhecer experiências, resultados e cases das escolas e da própria pedagogia, ancorados sob o tema central “A Pedagogia Logosófica e a Formação Integral do Ser Humano”.

O Congresso apresentou conhecimentos e experiências da Logosofia, retratando o aprendizado de alunos e ex-alunos, professores e da comunidade escolar com a Pedagogia Logosófica. De modo mais amplo, a proposta do evento é também debater os desafios atuais dos educadores.

A coordenadora geral do Sistema Logosófico de Educação e diretora-geral do Colégio Logosófico Unidade BH- Funcionários, Liara Sia Moreira Salles, explica que o objetivo desse primeiro congresso foi compartilhar conhecimentos, resultados e experiências práticas da aplicação da Pedagogia Logosófica, cujo propósito é o aperfeiçoamento e a evolução do ser humano, com práticas e ensinamentos para além da questão curricular, uma vez que envolve educar para a conduta e para a vida e, de forma humanística, colocar o aluno no centro das atividades para desenvolver o domínio profundo das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar, que resultará em aptidões individuais de incalculável significado para o futuro pedagógico na educação da humanidade.

Instituição de Utilidade Pública Federal

Criada pelo pensador argentino Carlos Bernardo González Pecotche, em 1930, a Logosofia é uma ciência nova, que revela conhecimentos de natureza transcendente e conduz o homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e de suas leis eternas.

No Brasil, a Fundação Logosófica surgiu com o objetivo de difundir a Logosofia e é reconhecida como uma Instituição de Utilidade Pública Federal, desde 1969, pelo trabalho cultural que realiza. Sua atuação passa por vários âmbitos, entre eles, a Educação.

A chegada da Logosofia ao Brasil
A Logosofia chegou ao Brasil em 1935, com a primeira sede da Fundação Logosófica instalada em Belo Horizonte (MG). Mais tarde, foram criados os Colégios Logosóficos no mundo, com a primeira Unidade brasileira no ano de 1963, também em Belo Horizonte.

A Logosofia tem mais de 90 sedes da Fundação Logosófica espalhadas pelo Brasil, além de várias outras pelo mundo – tanto na América como na Europa. Com a aplicação de método de ensino em instituições educacionais regulares, a Pedagogia Logosófica está presente em escolas no Brasil, Argentina e Uruguai, atendendo hoje a mais de quatro mil alunos e suas famílias.

Formação de educadores de escolas públicas e particulares

Por meio dos Colégios Logosóficos, a fundação também tem contribuído na formação de professores e estagiários. Nos últimos anos foram realizados vários cursos para a formação continuada, dos quais já participaram mais de cinco mil educadores de escolas públicas e particulares.

Os Colégios Logosóficos e o Sistema Logosófico de Educação

Os Colégios Logosóficos, unidades do Sistema Logosófico de Educação no Brasil, estão em plena expansão. Há duas em Belo Horizonte (MG) e uma em Uberlândia (MG); em Goiânia (Goiás), no Rio de Janeiro, em Brasília (DF), em Florianópolis (SC), em Chapecó (SC) há uma unidade em cada cidade. Outras unidades estão em formação em São Paulo (capital), Uberaba (MG), Curitiba (PR) e mais uma em Nova Lima, região metropolitana da grande Belo Horizonte.

Atualmente, os alunos do Sistema Logosófico de Educação estão distribuídos na Educação Infantil (34%), Fundamental I (35%), Fundamental II (22%) e Ensino Médio (9%).

Alunos bolsistas

As escolas logosóficas são particulares, mas têm como entidade mantenedora a Fundação Logosófica, instituição sem fins lucrativos. Há alunos bolsistas e os resultados obtidos com sua gestão administrativo-financeira são revertidos em recursos para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas internamente e externamente, como a divulgação da Logosofia e da Pedagogia Logosófica por meio de palestras, cursos, publicações, entre outras ações educacionais.

A performance de excelência do ensino acadêmico baseado na Pedagogia Logosófica tem propiciado que seus alunos obtenham bons resultados em diversos concursos, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Belo Horizonte, única cidade onde a Pedagogia Logosófica é aplicada no Ensino Médio, os resultados classificam o Colégio entre os 15 melhores do Estado.

Além do bom desempenho no Enem, a Logosofia também tem proporcionado excelentes resultados dos alunos nos processos seletivos para outras escolas e inúmeras medalhas obtidas nas diversas olimpíadas de Matemática, Ciências, Astronomia, entre outras, realizadas no Brasil.

Para saber mais

Interessados em obter mais informações sobre a Logosofia e a Pedagogia Logosófica, podem acessar o site logosofia.org.br, ou nas redes sociais (instagram e facebook), buscando por fl.jaraguadosul, ou indo até a sede da Fundação Logosófica em Jaraguá do Sul, situada à Rua Therezita Menegotti Rocha, 110, no bairro Água verde.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.