Só quem tem sinusite sabe: sempre é bom saber uma dica caseira para aliviar os sintomas dessa comorbidade.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
Os seios da face são revestidos por uma mucosa parecida com a do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios (também chamados de pelos do nariz).
Embora o tratamento médico seja muito importante, é comum que as pessoas com sinusite recorram a estratégias indicadas por outra pessoa que sofre com a mesma condição para proporcionar aquele alívio tão desejado.
A seguir, confira 15 dicas caseiras para aliviar os sintomas da sinusite:
1) Assoe com cuidado
Ao assoar o nariz, faça isso de forma delicada, uma narina de cada vez. Evite assoar com muita força, pois isso pode levar o muco para outros lugares, agravando a inflamação e a sinusite.
2) Massagem facial
Para ajudar a desobstruir os seios nasais, faça uma massagem facial suave. Com o indicador, pressione os cantos do nariz gentilmente e, em movimentos circulares, faça fricções ao redor da cavidade dos olhos. Faça cerca de 20 círculos em cada direção para estimular o fluxo de muco.
3) Beba bastante água
A hidratação é muito importante para combater os sintomas da sinusite. Beber bastante água também ajuda a diluir o muco, facilitando a eliminação.
4) Aplique compressas mornas
Aplique compressas mornas ao redor do nariz, testa e bochechas para reduzir o inchaço e abrir as vias nasais. Use uma toalha molhada em água morna por cerca de 15 minutos.
5) Outra opção: compressa quente
Aplicar uma compressa quente sobre o rosto ajuda a aliviar a pressão e dilatar as vias nasais. Caso apenas um lado do nariz esteja entupido, deite-se sobre o lado oposto para ajudar o muco a descer. Se necessário, inale vapor ou tome líquidos quentes, como chá de camomila, para relaxar as cavidades nasais.
6) Cante para limpar
Para ajudar a limpar as vias, sente-se com as costas retas, abrace um travesseiro e respire profundamente. Vibre os lábios e cante notas prolongadas como “aaah” ou “shhhhh” para usar diferentes músculos faciais e soltar o muco. Repita este exercício algumas vezes.
7) Umidifique o ambiente
Colocar uma bacia com água morna nos cômodos da casa ou usar um umidificador pode manter o ar úmido, o que ajuda a aliviar a sinusite. Isso é especialmente útil durante a noite, para evitar acordar com o nariz entupido. No entanto, evite a umidificação excessiva para prevenir o mofo.
8) Lavagem nasal com soro fisiológico
Utilize uma seringa com soro fisiológico para fazer a lavagem nasal. Incline o corpo para frente, coloque a seringa em uma narina e pressione para que o soro saia pela outra narina, ajudando a remover o excesso de secreções.
9) Prepare uma solução salina
Prepare uma solução salina misturando uma pitada de sal não iodado em água morna. Aspire a solução com as mãos em forma de cuia para desentupir as vias nasais. Esta prática é um bom substituto para descongestionantes que podem afetar o olfato.
10) Faça nebulização
A nebulização com soro fisiológico pode ajudar a hidratar as vias respiratórias e tornar as secreções mais líquidas. Use um nebulizador ou tome um banho morno com a porta do banheiro fechada para criar vapor.
11) Inale vapor de eucalipto
Adicione algumas gotas de óleo essencial de eucalipto em água quente e respire o vapor para aliviar a congestão nasal. O eucalipto possui propriedades que ajudam a desobstruir e aliviar a inflamação.
12) Inclua alho e cebola na dieta
Alho e cebola possuem propriedades que ajudam a combater infecções. Vale dar uma caprichada no tempero com uma dose mais reforçada dessa dupla nas refeições para apoiar a recuperação.
13) Consuma chás mornos
Chás mornos, como o de gengibre ou tomilho, possuem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar os sintomas da sinusite. Sopas e caldos mornos também podem ajudar a desobstruir o nariz.
14) Mude seu estilo de vida
Manter um estilo de vida saudável é bom para o organismo de forma geral. Dentro dos hábitos adequados, evite fuma e mantenha a casa livre de poeira para evitar uma crise respiratória.
15) Atenção com a temperatura do ambiente
Evite mudanças bruscas de temperatura que possam causar ainda mais irritação. Ou seja, não saia daquele banho quente e vá para o quintal, fique dentro de casa até a temperatura do corpo abaixar antes de sair.
Essas dicas são técnicas acessíveis e fáceis de serem colocadas em prática, opções naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da sinusite e acelerar a recuperação.
Mas, lembre-se: se os sintomas persistirem ou piorarem, procure um médico. Em alguns casos, podem ser necessários medicamentos específicos para tratar a sinusite.