14ª VinVeneto celebra gastronomia e cultura italianas em Joinville

Foto: Pixabay

Por: OCP News Joinville

25/08/2023 - 17:08 - Atualizada em: 25/08/2023 - 17:10

A VinVeneto, festa que celebra as tradições italianas em Joinville, começou na última quinta-feira (24), depois de ter ficado suspensa por 14 anos.

Com o chamado “In agosto I’Italia è qui di nuovo” (Em agosto a Itália é aqui de novo), a festa terá, ao todo, quatro dias de programação, com gastronomia típica do país, atrações culturais e brincadeiras tradicionais. O evento é aberto a toda a comunidade e tem entrada gratuita.

 

 

A casa de celebração dos imigrantes italianos neste ano será o Expocentro Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos Cau Hansen (avenida José Vieira, 315 – América).

A festa conta com uma estrutura de mais de 30 barracas com opções gastronômicas variadas, como macarronada e pizzas, com destaque para a polenta com galinha. Para os apreciadores de vinho, haverá uma vinícola e duas adegas oferecendo a comercialização de taças da bebida.

A organização é do Centro Cultural Circolo Italiano Di Joinville, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

De acordo com o presidente do centro cultural, Aylton Bogo, a festa é uma homenagem aos imigrantes italianos e aos descendentes que vivem no município.

Foto: Prefeitura de Joinville

“Atualmente, temos cerca de 125 mil pessoas em Joinville que tem alguma relação com antepassados que imigraram da Itália. Nossa intenção é preservar, homenagear e perpetuar as práticas culturais e gastronômicas trazidas por eles”, enfatiza Bogo.

Entre essas tradições está a “Virada da Polenta” que será realizada todos os dias do evento. É o momento em que a polenta é tirada da panela gigante e colocada numa tábua para ser então distribuída. O ato é celebrado com dança e música.

“O alimento nos remete aos imigrantes porque, quando chegaram aqui, a única coisa que eles tinham trazido era fubá. Por isso a polenta é importante na história”, conta Bogo.

 

História e tradição preservadas

A primeira VinVeneto ocorreu em 1992 com a intenção de unir os diferentes grupos de descendentes de italianos que viviam na cidade. Desde então a festa teve 13 edições – a última edição aberta ao público foi em 2008. O retorno da VinVeneto ao calendário de festas de Joinville é celebrado pelo secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

“Estamos muito contentes que uma festa do tamanho e importância da VinVeneto seja realizada novamente. Joinville é muito rica e contempla diferentes manifestações culturais, e a italiana também é parte significativa da nossa identidade cultural”, explica.

 

Atrações musicais e brincadeiras típicas fazem parte da programação

A abertura oficial da VinVeneto aconteceu na quinta-feira (24), às 19h, com o barítono Douglas Hahn e o pianista Matheus Alborghetti executando o hino italiano.

A programação cultural segue com atrações todos os dias. Entre as atrações está a Polentopéia, um veículo construído a partir de várias bicicletas e que conta ainda com um forno embutido para fazer polenta. A atração estará no evento no sábado, a partir das 17 horas.

No domingo, o destaque é para o campeonato estadual de Mora, um jogo divertido de origem italiana. Outra atração especial é a apresentação de dança circular embalada pela música “Bella Ciao” que ocorre quinta-feira, sábado e domingo.

Na quinta e sexta-feira, a programação inicia às 16 horas e vai até 22 horas. No sábado, o evento ocorre das 10h às 22 horas, e no domingo, das 10h às 18 horas. A programação é para toda família, com espaço kids e atrações especiais para as crianças.