Executado pela Prefeitura de Joinville, o Plano Joinville Contra a Dengue antecipa e intensifica ações que devem ser adotadas pelo poder público e pela população em geral, com o objetivo de combater e evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças como febre chikungunya e zika.
Dentro do eixo Prevenção, o “10 Minutos Contra a Dengue” é uma das ações estratégicas do Plano. A iniciativa inclui medidas simples que o morador deve fazer semanalmente em sua residência para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Durante todo o ano, o roteiro é divulgado nas escolas, em visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate a endemias da Secretaria da Saúde e também nas empresas.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Anderson da Silva, além de fácil, a prática do “10 Minutos Contra a Dengue” pode trazer importantes benefícios para toda a comunidade.
“Se todos seguirem à risca os cuidados propostos pelo “10 Minutos Contra a Dengue”, semanalmente, todos os depósitos de água que podem vir a se tornar criadouros do mosquito, podem ser monitorados e eliminados”, destaca.
Por isso, ele reforça: “É muito importante divulgar essas medidas para todos os conhecidos, pois quanto mais pessoas envolvidas nesse cuidado, maior será a diminuição dos criadouros”.
Como agir em 10 minutos
Como o próprio nome explica, são necessários apenas 10 minutos para o morador fazer a vistoria ao redor da sua casa e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O roteiro completo do “10 Minutos Contra a Dengue” está disponível no site da Prefeitura de Joinville. Além das ações a serem realizadas, o documento em formato de tabela também traz espaços para que o morador anote as datas em que realizou as vistorias.
Outra medida importante que deve ser propagada é a hidratação para pessoas que estejam diagnosticadas com dengue. A orientação dos profissionais da saúde é que uma pessoa adulta com dengue deve ingerir cerca de 6 litros de líquido por dia. Dois litros de soro e o restante de outros líquidos como água, sucos, iogurte.
Confira as ações que compõe o “10 Minutos Contra a Dengue”
– Caixas d’água vedadas
– Calhas totalmente limpas
– Galões toneis, poços e tambores bem fechados
– Pneus sem água e em lugares cobertos
– Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo
– Ralos limpos e com tela
– Ar-condicionado com bandeja limpa e sem água
– Bandejas de geladeira sem água
– Pratos de vasos de planta com areia até a borda
– Bromélias e outras plantas sem acúmulo de água
– Vasos sanitários sem uso sempre fechados
– Lonas de coberturas bem esticadas para evitar poças d’ água
– Piscinas e fontes sempre bem fechadas