Jaraguá do Sul tem motivos de sobra para se orgulhar. A cidade que viu nascer, em 1961, a então Eletromotores Jaraguá, hoje celebra um marco histórico: a WEG acaba de se tornar a maior fabricante de motores elétricos do mundo. Uma conquista que transcende números e rankings, pois, simboliza o poder transformador do sonho de três visionários, Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, que acreditaram ser possível construir uma indústria global a partir de uma pequena fábrica.
De início modesto, com capital restrito e muitas incertezas, a empresa firmou sua identidade na excelência, inovação e valorização humana. Uma década mais tarde, já cruzava fronteiras com exportações. Nas fases seguintes, diversificou produtos, construiu unidades fora do Brasil e consolidou uma cultura singular de qualidade, simplicidade e ousadia. Hoje, são mais de 48 mil colaboradores espalhados por 18 países, unidos por uma mesma visão: crescer continuamente e contribuir para um mundo mais sustentável.
Esse caminho de evolução foi pavimentado com excelência em gestão e com perfil comunitário diferenciados. A WEG impulsionou a economia e moldou a identidade de Jaraguá do Sul, projetando seu nome e da cidade no mapa global da indústria e inspirando gerações de empreendedores. O orgulho jaraguaense é também catarinense e brasileiro. Uma prova viva de que o país pode competir, e vencer, em setores estratégicos e altamente tecnológicos.
A liderança mundial em motores elétricos é, em essência, o reflexo de uma sólida cultura baseada em trabalho sério, disciplina, inovação contínua, compromisso com pessoas e com o futuro. Por isso, é digno celebrar a vitória da perseverança, do talento e da capacidade de sonhar grande e de acreditar que deste pequeno pedaço de terra do Vale do Itapocu, é possível transformar o mundo. Parabéns, WEG!