Voluntariado: um de nossos sólidos pilares

Por: Editorial

08/12/2023 - 06:12

 

O mundo celebrou nessa terça-feira (5) o Dia Internacional do Voluntariado, instituído pela ONU em 1985, a qual define voluntário como “o jovem ou o adulto que devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos”…

Ou seja, é uma forma de contribuir para a sociedade e fazer a diferença na vida de outras pessoas, animais ou no meio ambiente. Em essência, a grande missão do voluntariado se orienta em reverter dois grandes problemas globais: a degradação ecológica e a desigualdade social. Na medida que combate esses problemas, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

A prática do voluntariado significa, também, uma oportunidade de desenvolver novas habilidades, ampliar os conhecimentos, fortalecer a rede de contatos e adquirir experiências e valores enriquecedores como, senso de responsabilidade, empatia, solidariedade e cidadania. Vale ressaltar que o voluntariado deve ser realizado de forma responsável e ética.

Isso pressupõe respeitar a cultura, os valores e as necessidades da comunidade. Por isso, é fundamental que as organizações que recebem voluntários ofereçam condições adequadas de trabalho, capacitação e suporte emocional.

Tendo consciência do exposto, a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, aprovou nesta quinta-feira (7), o projeto de lei que institui a Política Municipal do Voluntariado. A proposta visa beneficiar e transformar a sociedade por meio do engajamento de voluntários, regulamentando sua prestação de serviços.

 

Notícias no celular

Whatsapp