As grandes verdades da vida são ditas pelos poetas, pelos compositores musicais, por gente, enfim, que tem vida nas veias, gente diferente da maioria. A verdade que vou dizer agora foi escrita por Paulo Vanzolin e eternizada na voz da minha diva, Beth Carvalho. O samba “Volta por cima” diz que – “Ali onde eu chorei, qualquer um chorava. Dar a volta por cima que eu dei, quero ver quem dava…”. Coisa linda. Todos nós levamos tombos, pequenos ou grandes, todos passamos por perdas, pequenas ou irreparáveis. E assim vamos indo pela trilha nem sempre ensolarada da vida, porém… Nossa vida precisa se recompor após tombos de todo tipo, inevitáveis, eles fazem parte da vida. A grande questão é “levantar-se” depois de cada tombo. Como nos levantarmos depois de uma perda afetiva significativa e dolorosa? Como esquecer de uma demissão traumática, sem causa aparente a justificá-la? Como se reerguer para uma nova e agradável luta depois de perdermos todo o dinheirinho guardado e mal usado num negócio “surpreendente”? Depois de um acidente que tira da pessoa a beleza que ela tinha, como dar a volta por cima? São incontáveis as nossas perdas, perdas contínuas, mais das vezes de um modo inesperado. Como dar a volta por cima com os olhos cheios de lágrimas? Talvez uma das saídas mais lembradas nesses momentos seja aquela frase que diz que – “Deus escreve certo por linhas tortas”. Como saber? E desde quando o Deus das pessoas pode produzir o mal, a dor, o sofrimento? Não abrigar essa idéia, mas entender que a vida é mesmo como disse Gonçalves Dias – “A vida é luta renhida, que aos fracos abate, e aos fortes só faz exaltar”. Aceitar, tentar limpar a cabeça depois de uma perda, de um desapontamento, e lembrar que sempre haverá uma porta de saída nos túneis da nossa vida. Diante do irremediável, parar, olhar e escutar a alma. Ela nos vai soprar os erguimentos de que precisamos. Depois de uma pesada borrasca sempre aparece um sol luminoso, não será o mesmo sol de ontem… Sabemos disso. Mas é um novo sol para nos iluminar e tirar dos desânimos. Aceitar a vida como ela é não é para todos, é para os que têm dentro de si o sol de um novo dia. E esse sol é de todos.
EQUÍVOCO
Muitos pensam que uma psicoterapia pode mudá-los. Nada nos muda senão nós mesmos. A psicoterapia pode nos levar a um “insight”, isto é, a uma visão interior que até então nos tinha passado batido. Mas só isso. Podemos ver, saber da verdade, mas dar de ombros para ela. Então, fique claro, quando estamos entortados na vida só haverá uma saída: endireitar-se. E isso só nós podemos fazer. Ir à igreja para tentar enganar o santo é trapaça…
LEVIANDADE
Acabo de ler rasgados elogios a uma influenciadora… Os elogios diziam em manchete que – “Influencer de 16 anos é aprovada em Medicina…”. E por aí seguiam os elogios, só que… Passar num vestibular não significa que a pessoa é gênio ou vai ser uma médica exemplar, ética. Passar num vestibular, comumente, é fazer bom uso da memória “naquele” momento, mas jamais significa genialidade e sucesso posterior. Ué, gente!
FALTA DIZER
Já li e conheço, pessoalmente, histórias de sucesso na vida de muitas pessoas, pessoas que fizeram várias vezes o vestibular até obter a aprovação. E assim incontáveis e bem-sucedidos empresários. O sucesso na vida não é passar num vestibular, é ter um propósito e realizá-lo. O mais e tapeação.