Você sabia que os cães trocam de dentes?

FOTO: divulgação

Por: Coluna Pet

20/11/2023 - 09:11 - Atualizada em: 20/11/2023 - 16:39

O início da troca dos dentinhos pode variar um pouco. Mas em geral, o processo de troca tem início entre o quarto e o sexto mês de vida do cachorro. Essa troca é bastante gradual, sendo assim, os dentes não caem todos de uma vez. Eles vão caindo aos poucos, sendo substituídos pelos dentes permanentes, em um processo que leva, em média, 2 meses.

Normalmente, por volta dos 7 meses de idade, o pet já estará com a dentição definitiva completa. Enquanto que um cachorro filhote vai apresentar 28 dentes decíduos, os chamados “dentes de leite”, um animal adulto vai apresentar 42 dentes permanentes. No momento em que ocorre essa troca, seu animalzinho pode apresentar uma coceira e desconforto, que podem ser aliviados com a ajuda de brinquedos e mordedores específicos para isso. Alguns animais podem até acabar diminuindo o apetite.

Também não se preocupe se seu cãozinho acabar engolindo alguns dentes. Na verdade, isso é bem comum de acontecer e é uma das razões para que muitas vezes as pessoas demorem para perceber que a troca dos dentes está acontecendo. Por serem bem pequenos, os dentes passarão tranquilamente pelo trato gastrointestinal do pet e sairão nas fezes. Estabeleça uma rotina diária de escovação dos dentes e, caso não seja possível fazer isso todos os dias, faça ao menos três vezes por semana. Nunca use cremes dentais desenvolvidos para pessoas, existem cremes dentais específicos de uso veterinário.

Utilizar um pedaço de pano macio ou uma gaze também funciona, principalmente nas primeiras escovações, quando o cachorro ainda estiver se acostumando, depois é valido introduzir uma escova de dente com cerdas macias e de tamanho proporcional a raça do seu pet. Além da escovação, você também pode contar com os ossinhos especiais para limpeza de dentes e os brinquedos específicos, que ajudam a eliminar a placa e o tártaro sem o cachorro perceber.
Lembre-se, qualquer dúvida ou alteração observada, procure um médico veterinário.

Seu Pet! Nossa Amizade!
Kiko: “Parabéns pra você!!! 20 aninhos de muitas felicidades”

FOTO: divulgação

Hoje é dia de comemorar o aniversário de um gatão muito especial: “o Kiko”! Afinal de contas não é todo dia que encontramos um gatinho completando 20 anos de idade! Isto mesmo… maravilhosos 20 anos muito bem vividos! Kiko faz parte de uma família abençoada, com sua mamãe Márcia, seu irmão Leonardo e mais 11 gatinhos muito especiais. Mas chegar nesta idade é fruto de muitos cuidados ao longo da vida. Este “noninho” tem uma rotina de boa alimentação, inclusive comendo ração específica para gatos com doença renal crônica, muita agua fresca, ambiente enriquecido para brincadeiras e descanso, além dos cuidados e rotinas no Médico Veterinário. Kiko faz há anos, rigorosamente, a cada 6 meses, consultas, exames de sangue e de ultrassonografia com sua médica preferida: a Dra. Daniela Brecht, do Hospital Veterinário Amizade. É um exemplo de amor, carinho, dedicação e responsabilidade!
Parabéns para o aniversariante e a está família tão especial!

 

Mande uma foto e nos conte sua história… seu Pet ficará famoso por um dia! Envie para danibrecht@amizade.vet.br ou através do whats (47) 999926524 – A/C Dra. Daniela