Você sabe o que é SLOW FOOD?

FOTO: divulgação

Por: Juliana Nardelli

31/10/2023 - 08:10 - Atualizada em: 31/10/2023 - 16:58

 

Parece que o tempo passa cada vez mais rápido, as tarefas se multiplicam, a alimentação de verdade é colocada em segundo plano. Na contramão desse estilo de vida, surgiu o Slow Food, prezando pela qualidade do alimento, do meio ambiente e pela saúde das pessoas.

O conceito Slow Food nasceu em 1986, na Itália, em oposição ao fast food. O crescimento das redes de fast food, com produtos ultraprocessados, cheios de gorduras, aditivos e açúcares, além da padronização e massificação, despertou uma nova reflexão.

O Slow Food é um movimento mundial, uma associação internacional sem fins lucrativos, com mais de 100 mil associados em 150 países. Envolve responsabilidade social, consciência ambiental e busca uma gastronomia que começa na escolha dos alimentos e a forma de produção, o respeito pelo meio ambiente e os produtores artesanais, até chegar à mesa, onde a convivência e a celebração são fundamentais. Valoriza os produtos orgânicos, os produtos locais, a produção sustentável.

Como missão, o Slow Food protege a biodiversidade, nosso patrimônio gastronômico e tenta nos resguardar do agronegócio industrial.

Bom, limpo e justo: é como o movimento Slow Food acredita que deve ser o alimento. E você, concorda com estes princípios?