Você sabe o que é o conceito SURF AND TURF na gastronomia?

foto: A casa do porco: ceviche

Por: Juliana Nardelli

30/01/2024 - 15:01 - Atualizada em: 30/01/2024 - 16:18

Já na década de 1960 surgiu, nos Estados Unidos, o termo Surf and Turf, que define o prato que tem duas proteínas em harmonia, uma do mar e outra da terra. Com o tempo, o conceito se expandiu e hoje é frequente em vários menus por todo o mundo.
No princípio, a junção da cauda de lagosta com filé mignon bovino causou surpresa e chamou atenção. Depois, os Chefs criaram várias outras combinações, mostrando ser possível parear dois universos bem distintos num mesmo prato. Na Austrália, o filé mignon foi harmonizado com ostra, enquanto na Espanha a lula veio combinada com carne de porco. Em todas as versões, a intenção é extrair a potência das duas proteínas.
Apesar do termo ter classificado esse estilo gastronômico, é sabido que antes disso já existiam muitos pratos que combinavam proteínas do mar e da terra, como o Yakisoba com frango, carne e camarão, a Bella Mixta na Espanha, e tantos outros.
Aqui no Brasil, alguns restaurantes ficaram conhecidos por adotar esse conceito em seu cardápio. A Casa do Porco, eleito melhor restaurante do Brasil, e destaque mundial, desenvolveu um Ceviche de Pé e orelha de porco, camarão, batata doce, e leite de tigre. Já no paulista Metzi, o Chorizo verde com lula fez sucesso.
Vale lembrar que o Brasil é abundante nos produtos das duas origens, mar e terra. Cabe fazer experiências e celebrar as melhores combinações!

foto: Metzi