Você já comeu Arancino?

Fotos: divulgação

Por: Juliana Nardelli

16/04/2024 - 09:04 - Atualizada em: 16/04/2024 - 16:06

 

Estou vivendo um mês de estudos na Itália. Além de aprimorar o idioma, estou imersa na cultura e na cozinha italiana.

Vivendo numa região pouco conhecida pelos estrangeiros, Le Marche, tenho experiências muito distintas dos estereótipos que pra nós representam a Itália. Não é fato que os italianos comam pizza todos os dias. A culinária italiana é rica e muito variada, e pouco conhecemos. Nas próximas semanas compartilho mais por aqui.

Hoje vou contar um pouco sobre o ARANCINO, ou ARANCINA, porque postei fotos no instagram e causaram muita curiosidade! Eu estava no Mercato Centrale di Firenze, na Toscana, e muitos me perguntaram se eu tinha voltado ao Brasil porque tinha “coxinha”

De fato, o “Arancino” que conhecemos no Brasil, em geral vem servido como uma entrada, um antepasto nos restaurantes. Por isso, chamado no plural “arancini”, e numa versão pequena, tamanho aproximado de uma bola de pingue-pongue. Mas os que provei em Firenze eram grandes, maiores que uma maçã, e tinham formatos variados, nem sempre redondinhos.

Você pode estar se perguntando, o que é um Arancino? É um produto tradicional da culinária da Sicília, na Itália. É um bolinho de risoto frito, recheado com um molho de carne picada. Por vezes, é também recheado com molho de tomate, queijo mozzarella, ervilhas ou outros ingredientes. No mercado de Firenze vi novos e interessantes recheio, como ragu, caponata e caprese. Num primeiro momento, pensei que o formato diferente entre eles fosse para identificar o recheio no momento da venda. Pesquisando, descobri que, numa parte da Sicilia, o fazem mais “pontudo” para lembrar o vulcão Vesúvio.

De qualquer forma, é uma delícia, porque une a leveza do risoto, um sabor inusitado no recheio, e a crocância da camada externa, empanada em farinha de pão, frita.

Outra curiosidade, o nome “arancino”, se refere ao formato, que parece uma laranjinha.

Viajar nos permite conhecer, provar e entender muito sobre diferentes culturas.

Estou compartilhando mais no instagram @juliananardelli