Você conhece mel de abelhas sem ferrão?

Fotos: Juliana Nardelli

Por: Juliana Nardelli

01/08/2023 - 14:08 - Atualizada em: 01/08/2023 - 16:27

Desde criança, somos ensinados a ficar distante das abelhas, por causa dos riscos de sermos “ferroados” por elas. O que não nos ensinaram é que as abelhas nativas brasileiras são dóceis, não têm ferrão e não oferecem nenhum perigo quando nos aproximams. As abelhas que mais conhecemos foram trazidas de outros continentes ( se adaptaram aqui e também têm valor em nossa diversidade).

Tenho grande paixão pelas Abelhas Nativas Brasileiras! Elas só nos fazem bem! São as grandes responsáveis pelo polinização de quase todos os nossos alimentos. Sim, desde o tomate, manjericão, até o cacau… são polinizados por abelhas pequenas, nativas do Brasil. Porém, a maior parte delas corre risco de extinção, por causa do uso de agrotóxicos, desmatamento, e desconhecimento das espécies.

Talvez você já tenha ouvido falar de Jataís, Mirim ou Mandaçaia, mas existem muitas outras. O Brasil é o país do mundo com mais espécies catalogadas: mais de 300! Emerina, Borá, Guaraipo, Uruçu, Iraí, Tiúba, Manduri, Jandaíra, Mombucão, Tubuna… Cada abelha produz um mel diferente, característico da espécie e do terroir em que está inserida. Cada abelha se adapta ao clima, vegetação de determinadas regiões do Brasil, isso nos traz muita diversidade de sabores e texturas. Mas, falando em linhas gerais, o mel de nativas é mais líquido, menos doce, tem mais complexidade e acidez, e sofre fermentação. Costumo dizer que são uma calda pronta para minhas receitas, finalizam pratos e elevam seus sabores!

Além dos meles, nossas abelhinhas nativas, produzem própolis com qualidade elevada, e o pólen também vem sendo usado na alta gastronomia. Com muita frequência, compartilho nas redes sociais minhas receitas usando mel e pólen de nativas. Valorizar estes produtos, genuinamente brasileiros, é uma forma de manter vivas as espécies de abelhas e toda a floresta que elas polinizam. Pense nisso!

Assim como as pequenas abelhas polinizam a floresta, nossas pequenas escolhas conscientes são capazes de transformar o mundo!

Mel de Jataí usado como calda de pudim Foto: Juliana Nardelli

 

caixa de Abelha Iraí no meu quintal.

a pequena Iraí, abelha sem ferão sobre minhas mãos.

Mel de Jataí usado como calda para pudim.

Notícias no celular

Whatsapp

Juliana Nardelli

Participante do Masterchef 2021, influenciadora digital e ativista da gastronomia afetiva. Após uma marcante participação no Masterchef Brasil em 2021, a estilista de moda Juliana Nardelli encontrou na gastronomia uma nova paixão. Agora, como influencer digital, Juliana compartilha seu olhar detalhista em dicas e conteúdos exclusivos sobre gastronomia afetiva.