Vida não tem idade – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

11/09/2024 - 07:09

Há quem diga que sempre foi assim. É possível, mas hoje há um surto de invejas fora de controle. Acabei de ler a história de uma mulher, gostei da história, da “aventura” dela e, é claro, soltei a língua, falei dela para muitos conhecidos, não digo amigos… Foi contar a história e ouvir críticas, suspeições de todo tipo, não ouvi uma única voz que falasse de admiração. Vou contar a história, em resumo. Antes de tudo, como é que fiquei sabendo da história? Bolas, pelo melhor dos modos: lendo jornal. Página inteira para ela no Rio Grande do Sul. Sim, a história envolve uma senhora, bota senhora nisso. A mulher se chama Eva, o nome que me faz lembrar bravura, coragem, intrepidez, afinal, quem não sabe que somos produtos, descendentes de uma Eva maravilhosa, a do paraíso? Essa Eva, gaúcha, vai concorrer a uma cadeira de vereadora na cidade de Santiago, interior do Rio Grande do Sul. Até aí nada, certo? Ocorre que essa “senhora” tem 90 anos. Isso mesmo, noventinha. E não sossegou o facho até hoje. Na entrevista, Eva diz que ama a vida, ama as pessoas e ama trabalhar… Quando contei da pretensão dessa senhora, não foram poucos os que por primeiro disseram: – “Ah, aí tem”! Aí tem o que invejoso? Será que Eva aos 90 anos está querendo ficar rica? Ela já é rica. Ela tem fazenda, gado, o diabo a quatro, será que é por dinheiro que ela está entrando nessa? Não, não é por dinheiro, é por entusiasmo com a vida, é para fazer mais ainda pela cidade dela, é, enfim, aquilo que vivo dizendo, propósito. Quando nossos propósitos morrem, ou nunca existiram, foi-se a vida, vidas vazias não são vidas, são ocupações de espaço. – Ah, quase esquecia, será que o pessoal da cidade de Santiago admitiria Eva nas eleições se ela não estivesse com uma cabeça fogosa? É também o que vivo dizendo, não é o calendário, os dias vividos que nos envelhecem, o que nos faz “velhos” é o vazio diante da vida, é o não ter um propósito por que lutar, é ficar contando os dias ou esperando pela visita da avó ou de um neto, bah, que horror tal tipo de vida. Enquanto isso, muitos velhos celebram a “vantagem” de não mais precisar votar…

DISCUSSÃO

Já elogiei o Chico no passado, mas agora não vou elogiar o Francisco, o discurso dele é típico de homem e solteiro… O Papa Francisco andou, por estes dias, viajando pela Indonésia e ficou sabendo que a taxa de natalidade por lá está caindo aceleradamente. Francisco encheu a boca para pregar mais e mais filhos nas famílias, ele não aceita que as mulheres engravidem menos. Ah, é? E como é que elas vão se tornar independentes tendo uma creche para cuidar? Melhor ficar quieto, Chico!

FILHOS

Essa pregação do Papa para que as mulheres, as famílias, tenham mais e mais filhos é absurdo desrespeito às mulheres. Quanto mais filhos menos tempo a mulher tem para o trabalho, para a independência, quem não sabe que quem cuida da casa, dos filhos e dos maridos são as mulheres? Machismos medievais não têm mais espaço, “Xico”…!

FALTA DIZER

Você sabe qual é o caminho mais curto para realizar um sonho? Beleza, acertaste no alvo, é isso mesmo, para realizar um sonho é preciso “acordar”. Essa é a razão por que a maioria fica no atoleiro da vida, pessoas que sonham, sonham, mas não saem da cama do comodismo. Ó, despertador tocando!

Notícias no celular

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.