Escola no bairro Nereu Ramos
O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) tem pressionado o governo do Estado para a construção de uma nova escola estadual no bairro Nereu Ramos, em Jaraguá. O crescimento populacional na região fez com que a atual escola tenha dificuldades para matricular novos alunos. Nos últimos dias, o deputado voltou a discutir a questão com o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, que sinalizou positivamente para o pleito.
Entre as alternativas, está a construção da nova escola por meio do sistema construtivo modular, uma solução que vem ganhando espaço devido à agilidade e à redução de custos em comparação ao método tradicional. Dr. Vicente destaca que uma escola construída com esse sistema foi concluída em Florianópolis em apenas 43 dias, no ano passado. O deputado também vai tratar com a prefeitura a destinação de uma área para a nova escola, que teria capacidade para mil alunos.
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (17) a Medida Provisória que abre crédito extraordinário de R$ 2 bilhões no Orçamento de 2024 para socorro financeiro ao Rio Grande do Sul. A Comissão Mista de Orçamento havia recomendado ao Plenário a aprovação do texto do Poder Executivo sem alterações. A MP segue para análise do Senado. A vigência dela acaba no dia 31, e cerca de 50% dos recursos já foram utilizados. A maior parte do dinheiro deverá ser destinada ao pagamento de um auxílio de R$ 2.824 para trabalhadores domésticos e pescadores artesanais residentes nas áreas em situação de calamidade pública. As parcelas do auxílio estavam previstas para julho e agosto. Os recursos também serão destinados ao pagamento de indenizações do seguro agrícola (Proagro).
CNH
A Câmara jaraguaense aprovou uma moção de autoria das vereadoras Nina Santin Camello (PL) e Sirley Schappo (Novo) que presta apoio ao Projeto de Lei nº 1.878/2024, em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto propõe alterações na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de isentar pais, mães ou responsáveis por pessoas com TEA dos encargos financeiros na emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A moção foi enviada à Câmara dos Deputados em Brasília para ciência do apoio.