Varandas charmosas e funcionais

Por: Eixo 11

22/11/2022 - 05:11 - Atualizada em: 22/11/2022 - 09:23

A varanda é uma extensão da casa, representa uma conexão com o ambiente externo, sendo uma ótima alternativa para relaxar, curtir momentos ao ar livre com amigos ou família, além de aproveitar o clima agradável, principalmente nos dias de verão. Ela é feita especialmente para essa transição do interior para o exterior da casa, proporcionando contato com o jardim ou piscina, usufruindo da ventilação e iluminação natural.

As varandas geralmente são localizadas na frente da casa, agregando valor à fachada. Algumas podem ser localizadas em toda lateral da casa, criando um espaço maior de convivência.
O primeiro passo para criar uma varanda diferenciada e que atenda a funcionalidade dos moradores, é identificar as dimensões disponíveis no projeto arquitetônico, o local onde estará o ambiente e as atividades que pretendem realizar nela. Também é de suma importância, avaliar as integrações com outros cômodos, como cozinha, salas de estar e jantar, piscina, jardim, entre outros.

Será uma varanda gourmet ou uma varanda para descanso? Um fator a ser considerado, antes de delinear o local perfeito para a varanda, é levar em conta aspectos, como a existência de exposição solar, a vista do ambiente, entre outros.

Um espaço de convívio ao ar livre requer cuidados na escolha do tipo de piso, devendo ser seguro e prático. Normalmente nas varandas são usados pisos antiderrapantes, podendo ser: cerâmico, porcelanato rústico, madeira ou pedras naturais, entre outros. Os porcelanatos são imbatíveis para revestir pisos de varandas, principalmente quando contém a área gourmet, pois a utilização das pedras e granitos nas bancadas, traduzem uma combinação perfeita.

O projeto da varanda deverá ser uma continuidade do estilo dos demais ambientes ou adotar uma linguagem própria. O mobiliário além de ser bonito e confortável, deve resistir às condições meteorológicas, bem como à passagem do tempo e do uso. Hoje existe uma grande variedade de opções para mobiliar áreas externas, como os móveis de fibra, corda naval ou metal.

Quando a opção for utilizar o fechamento de vidro na varanda, a atenção deve ser redobrada, principalmente observar qual o sistema de vedação entre as placas de vidro será utilizado. Os vidros mais utilizados nos fechamentos de varandas são o vidro temperado ou o laminado, mas também existem também outras combinações de vidro com esquadrias de madeira, PVC ou alumínio.

A varanda pode ser decorada de diferentes formas e estilos, conforme as necessidades e preferências da família, explorando a utilização de móveis confortáveis e valorizando a escolha de plantas compatíveis, que darão ainda mais leveza e frescor para esse ambiente.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram