“Vacinação contra a Covid: Dia D e Hora H já estão definidos em SC”

Foto Cristiano Estrela / Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/01/2021 - 08:01 - Atualizada em: 15/01/2021 - 08:07

O dia será quarta-feira, 20 de janeiro; e a hora, às 10h da manhã. A informação sobre o início da vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil partiu de prefeitos, entre eles o de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), após reunião virtual com d Ministro da Saúde, o General Eduardo Pazuello, na manhã desta quinta-feira (14), com 130 chefes de poderes executivos de todo o Brasil. Pelo esquema montado, a imunização começará pelas capitais. Só falta combinar com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O órgão regulador se reúne neste domingo (17) para liberar ou não o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A análise será feita por cinco integrantes da diretoria colegiada da agência. O encontro começa às 10h e tem transmissão ao vivo pelos canais digitais da Anvisa.

Os diretores que participam da análise são: Antonio Barra Torres (diretor-presidente, contra-almirante da Marinha, é formado em medicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques); Meiruze Sousa Freitas (segunda diretoria: servidora da Anvisa); Cristiane Rose Jourdan Gomes (terceira diretoria, também médica formada pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques); Romison Rodrigues Mota (quarta diretoria, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás) e Alex Machado Campos (quinta diretoria, não teve o currículo divulgado pela Anvisa).

A decisão será em cima dos pareceres elaborados por três áreas técnicas que somam, ao todo, 50 pessoas. Os critérios são:

  • Registro de medicamentos;
  • Certificação de boas práticas de fabricação e farmacovigilância de medicamentos (monitoramento do produto no mercado);
  • Qualidade;
  • Boas práticas de fabricação; estratégias de monitoramento e controle e resultados provisórios de ensaios clínicos.

Independentemente da liberação da Anvisa, o prefeito de Florianópolis já dá como certo o início da imunização para o dia 20. O esquema começará com profissionais de Saúde e idosos em Instituição de Longa Permanência (ILPI) .

Em meio à notícia, o Governo do Estado informou o que tem armazenado de insumos.

  • Agulhas – Estoque central (almoxarifado da SES) 710 mil unidades. Quantitativo já distribuído aos municípios 2.350.000 unidades. Total: 3.060.000
  • Seringas – Estoque central (almoxarifado da SES) 6.500.000 unidades. Distribuídas aos municípios 3 milhões de unidades. Total: 9,5 milhões de unidades
  • Previsão de entrega para os próximos cinco dias: 7 milhões de agulhas. 500 mil seringas

A Secretaria de Estado da Saúde não está considerando as aquisições realizadas diretamente pelos municípios e nem os estoques já entregues aos hospitais para a vacinação das equipes destas unidades.

A estrutura está pronta, o imunizante chegando. Agora é iniciar o processo e esperar pelo fim deste drama. Quem não quiser, não toma.

 

Foto Divulgação/Secom

Doe Sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) reforça a necessidade de doadores para manutenção dos estoques. Com a pandemia da Covid-19, as doações de sangue diminuíram e na temporada de verão, esse desafio é ainda maior. Os estoques estão, em média, 15% abaixo do nível adequado, dependendo da tipagem sanguínea. Nesta semana, estão em nível reduzido o tipo A positivo e o B negativo, e, em nível de alerta, que é bastante preocupante, os tipos O negativo e positivo e A negativo. O Hemosc tem estruturas em Florianópolis,Blumenau, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. Basta entra no site e conferir os horários.

Navegantes

Lideranças políticas e empresariais de Santa Catarina estão empenhadas em uma verdadeira força-tarefa para garantir a ampliação da pista do Aeroporto de Navegantes, que está em processo de privatização. Ocorre que no edital em curso não consta esta parte, o que inviabiliza a chegada de aviões cargueiros de grande porte. Com a proximidade dos portos de Navegantes e Itajaí, este detalhe faz toda a diferença. Sem ele, corre-se o risco de perder espaço para o Paraná, onde o aeroporto de São José dos Pinhais atende às necessidades dos vôos de carga.

Fiesc

A campanha pela imunização contra a Covid-19 ganhou um reforço do presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar. Nesta quinta-feira (14), ele defendeu da necessidade de Santa Catarina avançar na difusão de tratamento preventivo para fortalecer o sistema imunológico das pessoas, enquanto a vacinação para a Covid-19 não atingir parcela relevante da população. “Temos que ter uma política e uma orientação estadual para que a população tenha acesso, por exemplo, a vitaminas dentro de um protocolo adequado, pois ainda vai levar um bom tempo até que tenhamos disponibilidade de vacina para toda a população”, disse Aguiar, que participou da reunião semanal do grupo econômico entre integrantes do governo do estado e entidades empresariais, sob o comando do secretário da Fazenda, Paulo Eli.

Acate

A Vertical Saúde da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) está mobilizada para colaborar com o plano de vacinação em SC e fez um levantamento, listando uma série de soluções que podem contribuir com a logística de armazenamento, distribuição, aplicação da vacina, além de sistemas de controle de estoques, temperatura de armazenamento, rastreio e controle de qualidade, dentre outros. O diretor da vertical, Walmoli Gerber Junior, destaca a importância do uso de tecnologia durante todo o processo, desde o auxílio na escolha da vacina, até na distribuição: “Sistemas de inteligência artificial e big data, além de outras tecnologias, serão fundamentais em todas as etapas do plano de vacinação, inclusive para definir o tipo de transporte e armazenamento, observando as particularidades de cada vacina, quantidade de doses, entre outros fatores”. A lista completa está no site da Acate.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul