Utilizando Brise na Arquitetura

Brise é um elemento clássico da arquitetura, utilizado nas edificações que recebem muito sol nas fachadas. Sua principal função é a proteção solar, pois ajudam a barrar parte da radiação que incide sobre os vidros de uma edificação, melhorando assim o conforto térmico e a ventilação do local.

Também conhecido como brise-soleil (do francês “quebra sol”), ele é um elemento arquitetônico que geralmente é formado por lâminas e pode ser visto tanto na fachada quanto no interior de construções, com o objetivo principal de controlar a entrada dos raios solares na edificação, reduzindo o calor e distribuindo a luz natural no ambiente.

O Brise é facilmente encontrado em prédios públicos e comerciais, entretanto, cada vez mais ele passa a ser aplicado em projetos residenciais. Também tem como premissa, a privacidade, já que as lâminas impedem a visibilidade para o lado interno das construções.

Os brises podem ser fixos e móveis. Os fixos devem ser projetados de acordo com a posição solar, uma fachada norte que recebe sol a maior parte do tempo, deve ter um brise horizontal porque receberá sol durante todo o dia. Na fachada leste, que recebe o sol da manhã e a oeste, que recebe o sol da tarde, recomenda-se usar os brises verticais. Em fachadas sul, com menor incidência solar não é recomendado usar brises.

Os brises podem ser fabricados em alumínio, ferro, concreto, madeira, entre outros materiais, e devem ser projetados de acordo com a orientação solar e levado em conta o efeito da sua aparência sob a edificação, além da eficiência, durabilidade e custo.

O Brise de alumínio, é o material mais utilizado, até porque é produzido em escala industrial. É fácil de instalar, proporciona leveza e permite manutenção simples. Entretanto, o custo é muito mais elevado do que os de outros tipos.

Brise de madeira, é outro também bastante usado, pela sua versatilidade e estilos contemporâneos que podem ser aplicados. É possível utilizar diversos tipos de madeira, inclusive a de demolição, que torna o produto sustentável. As maiores vantagens desse modelo são: o grande conforto térmico que ele proporciona e a sofisticação e beleza que dá à obra. Porém, sua manutenção deve ser constante.

Os Brises de concreto eram mais utilizados quando os brises começaram a aparecer nas fachadas das edificações no Brasil. Aliás, é muito comum em prédios públicos e escolas. Tem alta durabilidade e é mais fácil de limpar. Por outro lado, os benefícios térmicos são inferiores, se comparados aos dos outros materiais.

Uma das apostas mais modernas no design de brises são os chamados brises vegetais, ou brises verdes. Em essência, os brises vegetais são jardins verticais que cobrem a fachada com diversos tipos de planta, protegendo-as do acúmulo de energia solar. Essas plantas são capazes de crescer verticalmente graças ao auxílio de uma estrutura de metal galvanizado conhecida como cocho.

O cocho é resistente à ferrugem e ao clima, o que o torna uma excelente base para as plantas. O cocho pode ser considerado basicamente como um brise metálico por si só. Porém, com a possibilidade do plantio, gasta-se menos material, uma vez que as plantas são excelentes absorventes para o calor da luz do sol.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram