Usar o smartphone de forma saudável

FOTO: arquivo pessoal

Por: Dr. Vicente Caropreso

15/09/2023 - 06:09 - Atualizada em: 15/09/2023 - 08:44

 

Hoje em dia, em todo lugar, você vê pessoas com seus celulares: nas salas de espera, nas academias de ginástica, andando pela rua, nos meios de transporte, enfim, em toda parte tem gente com celular na mão.

Smartphones são muito úteis. Além de se comunicar por voz, vídeo e texto, eles fotografam, filmam, são rádio e TV, têm internet com e-mail, bússola, GPS, dá pra pedir comida, chamar um Uber, mais uma infinidade de aplicativos, entre os quais as redes sociais.

Não dá para negar suas facilidades. Mas ele pode viciar! Seu uso em excesso pode trazer graves consequências à saúde mental, como quadros de ansiedade e depressão.

As pessoas passam a ter necessidade de olhar o celular e ver as redes sociais, e quando ficam fora da internet, mesmo que por poucos minutos, têm medo de haver perdido algo. Isso envolve as pessoas, que acabam passando quase todo seu tempo livre, no mundo virtual das redes sociais, desligando-se da vida real, de uma forma difícil de sair, como um vício.

É importante observar a forma como nos relacionamos com os smartphones e tentar identificar se essa relação provoca desequilíbrio. Verifique a quantidade de horas dedicadas às redes sociais e se existe alguma dificuldade em ficar longe do celular.

Para buscar um uso saudável do celular o primeiro passo é verificar se você tem dificuldade em ficar longe do celular no seu tempo livre, pois atividades de trabalho e estudo podem depender dos smartphones.

Se for difícil ficar longe do celular nos momentos livres, desapegue do aparelho e deixe o celular em outro cômodo. Entender que você não precisa estar sempre com o celular é fundamental para um uso saudável.

Se ficar entediado, faça atividades que não exijam tecnologia, como atividades físicas, ler livros, assistir filmes etc. Desative as notificações do celular, isso vai ajudar a controlar o hábito de olhar o celular mesmo sem receber nenhuma notificação.

Siga essas dicas, evite a ansiedade e a depressão, use seu smartphone de forma saudável e equilibrada.

Notícias no celular

Whatsapp

Dr. Vicente Caropreso

Deputado estadual catarinense, médico neurologista e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.