Urnas eletrônicas

Por: Editorial

03/08/2022 - 07:08

As eleições de 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro, quando os brasileiros irão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Havendo segundo turno, a votação será no dia 30 de outubro.

Propagandas eleitorais, ou campanhas legais, passam a ser permitidas a partir do dia 16 de agosto. Enquanto isso, avança os preparativos para o processo de captação do voto, que no Brasil ocorre por meio da urna eletrônica. Para esse pleito, as urnas evoluíram tecnologicamente como forma de garantir segurança.

O atual modelo UE2020, apresenta um novo design, além de possuir um processador 18 vezes mais rápido do que a versão anterior. O teclado também foi aprimorado, e a bateria terá duração por toda a vida útil do equipamento. 470 urnas já chegaram em Jaraguá do Sul, e serão utilizadas no dia da eleição em 425 sessões eleitorais.

Atendendo procedimentos legais, esses equipamentos serão submetidos a audiências de preparação e configuração, visando garantir a plena integridade do processo. Tudo deverá ser feito com extremo cuidado e transparência pelos servidores do TRE e técnicos contratados. Vale destacar, ademais, que as audiências terão datas divulgadas para que qualquer cidadão que tenha alguma dúvida, possa acompanhar o respectivo procedimento técnico.

De acordo com o Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul, o número de eleitores no município, que registrava cerca de 114 mil em 2020, registra atualmente, 123 mil, representando um significativo aumento de 7,89%. Por fim, cabe frisar que o voto não se encerra no partido ou candidato.

Que todos possam ter a consciência de que, como cidadãos, também são responsáveis pela República. E que, democraticamente, exerçam seus direitos com consistentes e responsáveis fundamentos.