Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Universidade Gratuita constrói inclusão social e crescimento econômico por meio da educação superior

Foto: Kraken Images - Freepik

Por: Palavra do Reitor

12/06/2024 - 16:06 - Atualizada em: 12/06/2024 - 17:08

A educação superior é um mecanismo fundamental para o crescimento econômico sustentável de uma população, qualificando o capital humano e contribuindo para a diversificação econômica e a criação de empregos. Países e regiões onde a maior parte da força de trabalho é qualificada tornam-se mais atraentes para investidores, tanto nacionais quanto internacionais, que buscam locais com recursos humanos competitivos para suas operações.

Da mesma forma, investir na educação superior resulta em um crescimento mais consistente e resiliente, pois a mão de obra especializada é mais capaz de se adaptar às mudanças econômicas e tecnológicas contemporâneas.

Fomentar o acesso à educação superior é um investimento que traz retornos significativos para a economia e para a sociedade como um todo. A educação superior funciona como um poderoso equalizador social, proporcionando oportunidades iguais para indivíduos de diferentes origens socioeconômicas, ajudando a reduzir a desigualdade e promover a mobilidade social.

Portanto, é inquestionável que políticas públicas que facilitam o acesso à educação superior, como subsídios, bolsas de estudo, financiamento estudantil e expansão da infraestrutura educacional, promovem o desenvolvimento econômico e social de uma população.

Neste sentido, o atual programa Universidade Gratuita, promovido pelo governo de Santa Catarina, é um exemplo de iniciativa com um gigantesco potencial transformador. Inédito no país, sua intenção primordial é fomentar a educação superior catarinense, ampliando o acesso por meio de assistência financeira aos acadêmicos e fortalecendo o trabalho das instituições de ensino participantes.

A iniciativa, que oferta vagas junto ao Centro Universitário Católica de Santa Catarina tem sido muito expressiva. Para o segundo semestre letivo deste ano, estão sendo disponibilizadas mil vagas para cursos de graduação presenciais, ao alcance da comunidade de maneira inteiramente gratuita. As inscrições já estão abertas, com as aulas tendo início em agosto. Os interessados podem acessar o portal da Católica SC para escolher o curso de sua preferência e utilizar um simulador online para verificar se atendem aos critérios de participação.

A elegibilidade para o programa depende do índice de carência, um indicador que avalia a hipossuficiência do candidato. A renda familiar per capita deve ser inferior a quatro salários-mínimos. Outro requisito importante é a residência: os beneficiários devem ser naturais de Santa Catarina ou residir no estado há pelo menos cinco anos, contados a partir da data de ingresso na instituição universitária.

Além disso, a assistência é destinada àqueles que estão cursando a primeira graduação com recursos públicos estaduais, assegurando a oportunidade de educação superior para quem ainda não teve a chance de obter um diploma com financiamento público.

A oferta do programa Universidade Gratuita se propõe a validar que mais catarinenses tenham acesso às oportunidades proporcionadas por uma formação acadêmica de qualidade. Ao ampliar o acesso à educação superior na Católica SC a um número tão significativamente maior da nossa população, irá se atender às grandes demandas do mercado de trabalho por profissionais especializados, porém, sem deixar de lado o cuidado com a qualidade técnica, científica e humana, assegurando a formação integral destes estudantes.

Este é, sem dúvidas, um novo caminho de sucesso e de realização educacional para o avanço e progresso da nossa região, capacitando nossa gente a enfrentar com cada vez mais confiança os desafios de um mundo em constante transformação.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Palavra do Reitor

Cleiton Vaz, reitor da Católica SC, possui graduação em Engenharia Química, especialização em Administração de Empresas, mestrado em Saúde e Meio Ambiente, doutorado em Engenharia Ambiental e realizou seu pós-doutoramento na área de nanotecnologia, na UQÀM (Université du Québec à Montréal).