Um olhar sensível para a vulnerabilidade social

Por: Editorial

14/06/2023 - 06:06

 

De acordo com o Portal DSSBR (Determinantes Sociais da Saúde), uma recente pesquisa nacional inédita, divulgada pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ISC), trouxe um panorama nada animador sobre a vulnerabilidade social no Brasil.

A pesquisa revela que “cerca de 75% dos brasileiros conseguem perceber o aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, número que aponta, principalmente, para uma população que tem sentido uma maior dificuldade em comprar alimentos e itens básicos. Outro fator importante para essa percepção, está no crescente número de pessoas morando nas ruas, 34%. Esse percentual é maior no Sudeste (84%), em especial nas capitais (85%) e periferias metropolitanas (84%).

Ou seja, em municípios em que a população é superior a 50 mil habitantes, a desigualdade e o aumento da pobreza e da fome se tornam maiores aos moradores.” Embora Jaraguá do Sul detenha um alto padrão econômico-social, a vulnerabilidade, mesmo em grau moderado, também se faz presente.

Por isso, sensível a esta situação, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e o Grupo Mãos Solidárias, assinaram, nesta segunda-feira (12), termo de credenciamento, que autoriza a entidade PEV (Ponto de Entrega Voluntária), a dar um novo, e digno, destino a materiais ainda em condições de uso, como: sofás, camas, colchões, mesas, cadeiras, estantes, balcões, fogões, geladeiras, micro-ondas, máquinas de lavar, aparelhos de ar condicionado, batedeiras, fornos, liquidificadores, entre outros, beneficiando, assim, pessoas em vulnerabilidade social de nosso município. Uma ação digna de enaltecimento.

 

Notícias no celular

Whatsapp