A palestra internacional “O poder da Inteligência Coletiva”, com Mike Richardson, coach serial, escritor e conselheiro em inteligência coletiva e agility, abre a ExpoGestão nesta quinta-feira (27), último dia de evento. Pela primeira vez no Brasil, Richardson vai abordar como utilizar a inteligência de todos os colaboradores, alavancada pela inteligência artificial e beneficiada pela lógica de agility.
Já o painel O Futuro do Branding, às 15h20, com Romael Soso, CEO da Portobello Shop, e Romeo Busarello, sócio da StartSe, irá explorar o branding, a gestão estratégica da marca, e tudo que envolve este mundo, dinâmico, volátil e, repleto de inovação. Na sequência, César Cielo, campeão olímpico brasileiro na natação e recordista mundial, subirá ao palco com a palestra “Foco e alta performance, lições de ouro para a vida”. Ele mostrará caminhos que fazem a diferença e compartilhará segredos da sua preparação mental. Cielo é o único campeão olímpico brasileiro da natação, tricampeão mundial nos 50 metros livre e maior medalhista brasileiro em mundiais com 19 medalhas, sendo 11 medalhas de ouro.
Inovações no mercado e perspectivas econômicas
Paulo Vicente dos Santos, professor de Estratégia na Fundação Dom Cabral, trouxe para o palco da ExpoGestão na quarta-feira (26) a palestra “Desvendando um mundo em ebulição”. O especialista analisou a grande revolução tecnológica atual, destacando a transformação digital, transição energética, corrida espacial e a melhoria humana como as principais transformações que vão impactar o futuro.
Já o economista José Márcio Camargo apresentou uma análise do momento econômico vivenciado pelo Brasil, que segundo ele, é marcado por incertezas e desconfianças. Mas, com boas perspectivas a longo prazo. “Nós temos alguns impasses a curto prazo: aumento da dívida pública, maior taxa de juros e incertezas nesse processo, por exemplo. E oportunidades, principalmente para a indústria, que vão levar à diversificação e ao crescimento”, enfatizou.
Guga Kuerten traz insights do esporte para os negócios
Um dos momentos mais aguardados desta edição, o bate-papo entre o tenista, Gustavo Kuerten, e seu empresário, Rafael Kuerten, trouxe insights do universo esportivo que podem ser aplicados ao mundo dos negócios. A palestra “Muito além das quadras” abordou os bastidores das dores e conquistas vivenciadas durante a carreira de um dos maiores ídolos do esporte nacional e a importância da relação entre os dois, que uniu expertises e impulsionou os resultados.
O “número 1” do tênis mundial nos anos 2000 falou de sonhos, preparação e superação. “Eu fui muito privilegiado. Meu pai foi visionário ao me trazer uma raquete e eu tive meu irmão ao meu lado nos momentos de tomada de decisões “, relembrou. “Tudo era um sonho muito distante naquela época. Mesmo acreditando, era muito difícil. Mas eu não estava sozinho na quadra. Sempre estive muito bem amparado e seguro”, resumiu.