Turismo impulsiona arrecadação em SC

Foto: Ricardo Trida/Divulgação

Por: Debora Volpi

15/02/2024 - 06:02

Santa Catarina atingiu um recorde de arrecadação de R$ 4,5 bilhões em janeiro, conforme dados da Secretaria de Estado da Fazenda. Comparado ao mesmo período de 2023, houve um crescimento substancial de 22%. O desempenho foi em grande parte creditado à forte temporada de verão, evidenciando a importância do turismo para a economia estadual.

 

Entre os fatores que mais impulsionaram os impostos arrecadados, estiveram o aumento nas escalas de cruzeiros e o incremento em setores como postos de combustíveis e supermercados, diretamente influenciados pela intensa movimentação de pessoas pelo Estado. O desafio agora é mitigar a sazonalidade e assegurar que o setor contribua consistentemente ao longo do ano, gerando benefícios econômicos contínuos. Atualmente, o turismo representa 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, uma fatia significativa com potencial para expansão.

Empreende SC oferece participação gratuita para startupsUma parceria inédita entre o Sebrae e o Empreende SC está viabilizando uma grande oportunidade para startups da região sul projetarem suas marcas no evento, programado para os dias 13 e 14 de março, em Criciúma. Ao todo, serão disponibilizados 40 espaços para as empresas mostrarem suas soluções, com até 100% das despesas subsidiadas através da colaboração entre as entidades.

Reconhecido como a maior imersão em empreendedorismo, inovação e networking do Sul do estado, o Empreende SC quer se colocar como uma vitrine para destacar o potencial inovador de startups catarinenses que estejam em ascensão, prontas para ganhar o mercado. Os interessados podem ter acesso a mais informações em: https://rebrand.ly/sua-startup-no-empreendesc2024

NIT Schroeder dispõe do primeiro edital para incubação de empresasInaugurado em novembro de 2023, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) de Schroeder lançou o seu primeiro edital para a seleção de projetos para incubação, sendo que a iniciativa visa incentivar o desenvolvimento de negócios de base tecnológica. O espaço oferece aos empreendedores interessados a oportunidade de utilização de sua infraestrutura – que conta com salas de reuniões e área para coworking – bem como suporte gerencial para o processo, com mentorias e acompanhamento de equipe especializada.

Os critérios de admissão da proposta estabelecem a seleção de empresas intensivas em tecnologia e conhecimento, ligadas aos setores tradicionais da economia ou de caráter misto. Não há prazo limite para as inscrições, porém, as vagas são limitadas. Mais detalhes sobre o edital estão disponíveis no link: https://linktr.ee/novalehub.