Turismo catarinense segue em alta na Páscoa 2024

Foto: Daniel Vianna - MTUR

Por: Debora Volpi

29/03/2024 - 06:03

Além do significativo público atraído pelas festas culturais alusivas ao período, com mais de 200 mil pessoas sendo recebidas até domingo (31) na Osterfest em Pomerode, também muitos turistas deverão movimentar a economia do litoral catarinense neste feriado de Páscoa. Tanto os aeroportos, quanto o setor hoteleiro, trabalham com altas expectativas. Mais de 27 mil passageiros deverão circular pelo Aeroporto de Navegantes até o dia 31 de março, em meio a 218 operações de pouso e decolagem, número 25% maior do que na Semana Santa de 2023. Já em Balneário Camboriú, segundo dados do BC Convention e Sindisol, a rede hoteleira espera 90% de ocupação a partir desta Sexta-feira Santa (29), com turistas vindos principalmente do Sul e Sudeste.

Cresce procura por chocolates de alta qualidade

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar/FIA) considera que a Páscoa 2024 terá chocolates mais sofisticados. É estimado que as vendas de produtos mais simples e baratos sofram uma queda de 3% a 4% em volume neste ano, assim como ocorra no país um aumento de 17,6% nas vendas do segmento premium, em comparação a 2023. Este crescimento é impulsionado pela redução da inflação e pelo aumento real da renda dos consumidores brasileiros, que foi de 4,6% no último ano. Mudanças nos hábitos de consumo, a busca por exclusividade e a preferência por opções mais saudáveis também contribuem para a tendência, gerando oportunidades para empresas que oferecem produtos refinados ou que atendem a dietas específicas.

Rede Cooper planeja segundo atacarejo em Jaraguá do Sul

Em março, mês em que celebrou o aniversário de 80 anos, a Rede Cooper apresentou aos cooperados em sua Assembleia Geral Ordinária os resultados econômicos de 2023, bem como trouxe as principais projeções de atuação para os próximos dois anos. Dentro dos planos revelados, é prevista a inauguração de três novas lojas em cidades já atendidas pelo grupo supermercadista, sendo uma delas o segundo Cooper Atacarejo de Jaraguá do Sul, no bairro João Pessoa, além de duas novas unidades em Blumenau. Para aqueles que não puderam participar da assembleia para acompanhar as novidades, foi organizado um resumo do conteúdo, por meio do programa “Conexão Cooper”, disponível no canal do YouTube da cooperativa.