Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

TSE lança cartilha para orientar eleitores sobre o voto consciente

Arte: TSE/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

23/08/2022 - 06:08 - Atualizada em: 23/08/2022 - 08:02

As eleições logo estão aí e para ajudar os eleitores a tirar dúvidas sobre o voto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou “Guia do Eleitor consciente – Todos fazem a Eleição!”.

O material, que foi produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia (Secom) do TSE em parceira com outras áreas do Tribunal, reúne as principais informações que toda eleitora e eleitor precisa saber. Para fazer o download basta ir no Portal do TSE e buscar o link no Catálogo de Publicações do Tribunal.

Com visual atraente e moderno, de leitura fácil, e conteúdo apresentado com auxílio de ilustrações e infográficos, a cartilha tem apenas doze páginas e é leitura obrigatória para quem quer votar com tranquilidade, com todas as informações na mão.

Mas a cartilha não é voltada apenas para cidadãs e cidadãos. A imprensa vai encontrar no material informações oficiais, verdadeiras e produzidas de forma bem didática, para apoiá-la na divulgação de temas essenciais sobre as Eleições 2022.

Principais tópicos da cartilha

Todas aquelas dúvidas mais comuns estão respondidas no material, como o que pode e o que não pode no dia da eleição, como justificar a ausência às urnas, e como conferir se uma informação recebida nos grupos da família ou de amigos é fato ou boato. Porque isso é responsabilidade de todos, e nesse assunto, vale a regra: na dúvida, não compartilhe.

Tem também aquelas dicas essenciais para o voto consciente, como, por exemplo, o que é preciso levar para votar e a importância de conhecer as candidatas e os candidatos antes do dia da eleição.
E para isso, o TSE tem uma ferramenta que é um grande aliado: o site DivulgaCandContas.

PTB, PL e PP triplicam candidatos a deputado

PTB, PP e PL são os partidos que mais lançaram candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições deste ano, apresentando mais do que três vezes o número da eleição passada. Outros partidos de centro quase que dobraram o número de candidatos: Solidariedade, PSC, PSD e Republicanos.

Na outra ponta, partidos de esquerda optaram por uma estratégia de reduzir o número de candidaturas, entre eles Rede, Psol, PV e PCdoB. O PT também reduziu levemente o número de candidatos e terá menos do que outros partidos de esquerda, PDT e PSB, que ganharam candidatos.

O quadro eleitoral reflete em parte as mudanças no sistema partidário desde a eleição passada. Dois dos partidos que mais cresceram, o PP e o PL, também tiveram um aumento significativo de deputados em exercício. O PL, que contava com 33 deputados na data da posse, em 2019, atualmente detém a maior bancada, com 77 parlamentares – uma diferença de 44. Já o PP ganhou 20 deputados, passando de 38 para os atuais 58.

O PSD (hoje com 47 parlamentares) e o Republicanos (com 44) também aumentaram o número de representantes ao longo desta legislatura. As exceções nessa lista são o PTB e o Solidariedade, que perderam deputados na comparação com a data da posse.Outro fator para se considerar com relação ao número de candidatos são as fusões e incorporações de partidos. Desde a eleição passada, o número de legendas na disputa foi reduzido de 35 para 32. O Patriota incorporou o PRP, o PCdoB incorporou o PPL, Podemos incorporou o PHS, e União é a fusão do DEM e PL.

 

Dia no Queijo

O calendário oficial de eventos de Santa Catarina agora conta com o Dia do Queijo Artesanal. A data comemorativa foi estabelecida por lei de origem parlamentar. O objetivo é divulgar a cultura do produto e incentivar a atividade econômica relacionada à produção do queijo. A data escolhida é 16 de janeiro. Ela faz alusão ao dia em que foi publicada a Lei 17.486, de 2018, que regulamenta a produção e comercialização de queijos artesanais no Estado.

Quase todos

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que 448 deputados federais atualmente em exercício vão concorrer a um novo mandato na Câmara dos Deputados nas eleições de 2 de outubro – o equivalente a cerca de 9 em cada 10 parlamentares. São 389 deputados e 59 deputadas que se recandidataram. O número de recandidaturas supera o da eleição passada (2018), quando 406 deputados buscaram a reeleição.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.