Testes Rápidos de Antígeno são enviados aos municípios de SC

 

As secretarias de Saúde dos municípios já começaram a receber os TR-AG (Testes Rápidos de Antígeno), enviados pela Secretaria Estadual de Saúde na quarta-feira (19). Ao todo, 309.740 unidades foram encaminhadas, sendo que 299.740 seguiram para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica, que farão a distribuição para os 295 município; e outras 10 mil para os 16 hospitais e 4 maternidades da rede própria, além do Samu e Hemosc. Uma primeira remessa de TR-AG tinha sido enviada entre os meses de dezembro de 2021 com 461.885 unidades. São esperados mais 800 mil testes, de acordo com o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro.

A importância do uso destes testes rápidos foi reforçada na reunião de terça-feira (18) entre representantes do governo do Estado, Ministério Público Estadual, Defesa Civil, Ministério da Saúde, Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) e da Fecam. Com o aumento de casos – crescimento de 149% na média móvel, segundo Boletim Epidemiológico divulgado na terça e quase 50 mil casos ativos – a aplicação dos testes se torna indispensável. Neste encontro, ficaram definidos critérios de prioridade.

Os municípios devem seguir a seguinte ordem: 1) Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que necessitem de hospitalização; 2) Pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença (idosos, gestantes, puérperas, portadores de comorbidades); 3) Profissionais de saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho); 4) Triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos; 5) Profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais, como profissionais de segurança (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho). A realização de testagem não é recomendada para as seguintes situações: 1) Em indivíduos assintomáticos (inclusive contatos); 2) Como requisito para sair do isolamento.

 

 

Ônibus escolares foram destinados a 40 municípios de SC | Foto Pedro J. Cureau/SED

Amarelinhos

O governo do Estado entregou novos ônibus escolares para 40 municípios, num investimento de R$ 86,4 milhões. Os contemplados são Anita Garibaldi, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Balneário Rincão, Camboriú, Campo Alegre, Correia Pinto, Curitibanos, Doutor Pedrinho, Florianópolis, Forquilhinha, Frei Rogério, Imbituba, Itapoá, Leoberto Leal, Massaranduba, Monte Castelo, Morro da Fumaça, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Papanduva, Passo de Torres, Pedras Grandes, Ponte Alta, Ponte Alta do Norte, Porto Belo, Pouso Redondo, Rancho Queimado, Rio do Campo, Rio dos Cedros, Rio Rufino, Rodeio, Salete, Sangão, São Bento do Sul, São José, São José do Cerrito, Taió e Três Barras.

 

Estádios (1)

O Campeonato Catarinense de futebol começa neste fim de semana. Sábado, a partida Chapecoense x Barra marca a abertura da disputa. Mas o MPSC já entrou em campo para garantir os direitos previstos no Estatuto de Defesa do Torcedor. As Promotorias de Justiça da área do Consumidor das comarcas que sediam os estádios dos clubes que disputam a Série A do Catarinense receberam da FCF (Federação Catarinense de Futebol) os laudos técnicos de vistorias que comprovam as condições das arenas para receber com segurança os torcedores.

Estádios (2)

Cabe aos clubes encaminhar antes de cada temporada os relatórios que atestam a situação dos estádios para garantir a segurança física e a saúde do público nos dias dos jogos: o Laudo de Segurança, emitido pela Polícia Militar; o Laudo de Vistoria de Engenharia, confeccionado por profissionais habilitados contratados pelos clubes; o Laudo de Prevenção e Combate de Incêndio, emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar; e o Laudo de Condições Sanitárias e de Higiene, emitido pela Vigilância Sanitária de cada município.

 

Estádios (3)

Até esta quarta-feira (19), dos 12 clubes da Série A do Catarinense, apenas o estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, que sediará os jogos do Juventus, estava com laudos fora da validade: o dos Bombeiros, que expirou em 30/11/21; e o de Engenharia, válido até 10/12/21. A 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul instaurou uma Notícia de Fato e oficiou o clube pedindo providências. O presidente do Juventus, Paulo Ricardo Marcelino, garantiu que os laudos já foram providenciados para o jogo em Jaraguá, contra o Marcílio Dias, dia 27.

 

Prêmio Fapesc

Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é reconhecer as contribuições dos profissionais de Comunicação de SC para o setor. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio de 2022. O prêmio tem abrangência estadual e é dividido em seis categorias: Texto, Foto, Vídeo, Áudio, Acadêmico e Institucional.