Terreno com desnível: como valorizar a construção gastando pouco

Foto: divulgação/Eixo11

Por: Eixo 11

29/08/2023 - 10:08 - Atualizada em: 31/08/2023 - 14:22

 

Projetar uma casa em um terreno em desnível requer cuidados especiais para garantir a segurança, funcionalidade e eficiência da construção. Destacamos algumas considerações importantes para alcançar um bom custo-benefício na construção de uma casa em um terreno em desnível:

Topografia: Antes de começar qualquer projeto, é fundamental fazer um estudo detalhado da topografia do terreno e das características do solo, se necessário também estudos geotécnicos, para garantir a segurança da edificação. Isso ajudará a entender as inclinações, declives e a capacidade de suporte do solo, o que influenciará na escolha das fundações e nas estratégias de nivelamento.

Projeto Integrado: O projeto da casa deve ser integrado ao terreno, aproveitando suas características naturais. Isso significa que a arquitetura deve se adaptar ao desnível, evitando modificações excessivas na topografia e reduzindo a necessidade de terraplanagem.

Níveis e Plataformas: Considere dividir a casa em diferentes níveis ou plataformas que sigam o desnível do terreno. Isso pode ajudar a minimizar a necessidade de escavações e movimentações de terra excessivas, reduzindo os custos e impactos ambientais.

Acesso e Circulação: Planeje cuidadosamente os acessos à casa, garantindo que haja caminhos seguros e práticos entre os diferentes níveis. Escadas, rampas ou até mesmo elevadores podem ser necessários para garantir uma circulação conveniente.

Drenagem: A água da chuva pode ser um desafio em terrenos em desnível. Certifique-se de projetar um sistema de drenagem adequado para direcionar a água longe da fundação e evitar problemas de umidade.

Fundação Adequada: Com base nos estudos geotécnicos, escolha o tipo de fundação mais adequado para o terreno. Isso pode incluir sapatas, estacas, blocos de concreto armado ou outros métodos de acordo com a capacidade de suporte do solo.

Economia de Materiais: Aproveite as características do terreno para minimizar a quantidade de materiais de construção necessários. Por exemplo, paredes de arrimo ou muros de contenção podem ser usados para estabilizar encostas, reduzindo a necessidade de terraplanagem.

Ventilação e Iluminação Natural: Aproveite o desnível para criar aberturas estratégicas que permitam a entrada de luz natural e a ventilação cruzada. Isso pode reduzir a necessidade de iluminação artificial e sistemas de climatização.

Sustentabilidade: Pense em estratégias sustentáveis, como captação de água da chuva, uso de materiais locais e de baixo impacto ambiental, e design passivo para reduzir os custos operacionais a longo prazo.

Profissionais Qualificados: Envolva profissionais qualificados, como arquitetos, engenheiros e construtores com experiência em projetos em terrenos em desnível. Eles podem fornecer informações valiosos e garantir que todas as considerações técnicas sejam atendidas.

Lembre-se de que cada terreno é único, e um projeto bem-sucedido dependerá de uma análise cuidadosa das características específicas do terreno e das necessidades dos moradores. Um projeto bem planejado não apenas otimizará os custos, mas também resultará em uma casa funcional, segura e harmoniosa com o ambiente.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram