“Terminal Gás Sul deve iniciar operações em abril de 2022”

O TGS (Terminal Gás Sul) é uma Unidade de Armazenamento e Regaseificação Flutuante | Ilustração/TGS

Por: Ewaldo Willerding Neto

09/12/2021 - 23:12

 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, anunciou durante a reunião da Câmara de Assuntos de Energia da Fiesc (Federação das Indústrias), que o TGS (Terminal Gás Sul), localizado na Baía da Babitonga, na região de São Francisco do Sul, deve entrar em operação em abril do ano que vem. A notícia dá esperança de melhoria no atendimento da demanda energética no Estado para os próximos anos. Atualmente, cerca de 80 municípios catarinenses recebem gás natural e o consumo médio diário é de 2,5 milhões de metros cúbicos, mas não há gás suficiente para atender o setor industrial e ainda tem o agravante da limitação de capacidade física do Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil) que abastece Santa Catarina com gasoduto que vem desde o Centro-Oeste brasileiro.

”O terminal vai ser um marco para Santa Catarina porque além de superar os desafios que temos no suprimento de gás, vai propiciar a expansão da oferta do insumo, atendendo também outras regiões”, ressaltou o presidente da Câmara de Assuntos de Energia da Fiesc, Otmar Müller. O secretário Buligon destaca ainda que, além de atender à demanda interna, o TGS possibilitará ampliar o mercado, com o excedente da produção do insumo sendo enviado para outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. “Esse é um grande passo que Santa Catarina está dando para construir uma solução energética. A partir do Gás Sul teremos muitas oportunidades de geração de energia e teremos gás em abundância”, diz, com a empolgação e confiança que lhe são peculiares.

Ainda Segundo Luciano Buligon a estimativa do início das atividades é baseada no bom andamento do processo para implantação. “Ultrapassamos um importante desafio burocrático e agora podemos dizer que, a partir de abril do ano que vem, teremos uma verdadeira usina de gás natural despejando 15 milhões de m³ de gás natural em Santa Catarina por dia”, afirmou. Se tudo seguir o roteiro estabelecido, SC viverá um novo momento no fornecimento de gás natural.

João Rodrigues

O prefeito de Chapecó esteve durante a semana cumprindo agenda em Florianópolis, em busca de recursos. Ele teve uma audiência com o governador Carlos Moisés da Silva e também com o chefe da Casa Civil, Eron Giordani. Nesta sexta-feira (10), viaja para Brasília onde será um dos palestrantes do 1º Congresso Internacional Médicos Pela Vida Covid-19. Rodrigues vai participar no sábado (11), às 14h, do Painel “Histórias de Superação- Ações públicas no enfrentamento da Covid-19 no Brasil”, como um dos casos de sucessos no Brasil.

 

 

ortaria permite entrada de turistas estrangeiros nas fronteiras terrestres a partir de sábado (11) | Foto Divulgação

 

Fronteira aberta

O anúncio da publicação da portaria no Diário Oficial da União por parte do Governo Federal que autoriza a entrada de turistas estrangeiros no Brasil, via fronteiras terrestres, através da apresentação do comprovante de vacinação ou do teste negativo ou inconclusivo para Covid-19 teve participação catarinense, tanto do senador Jorginho Mello (PL), vice-líder do governo Congresso, como da coordenadora da região sul da Embratur, Júlia Zanatta. Ambos são muito próximos da família Bolsonaro e atuaram fortemente para a decisão que favorece o turismo catarinense. Conforme dados da Santur, boa parte dos turistas que virão para o estado no Verão chegarão via terrestre desde a Argentina.

 

Micros

Foi aprovado na Alesc e segue para análise do governador o PLC 17/2021, de autoria de Valdir Cobalchini (MDB), que altera o Estatuto Estadual da Microempresa, da Empresa de Pequeno Porte, do Microempreendedor Individual e da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. A mudança assegura aos pequenos estabelecimentos a participação nas contratações da administração pública para o fornecimento de bens e serviços. A troca do termo “poderá” por “deverá” garante participar de até 25% das compras públicas realizadas pelo Estado.

 

Repúdio

A Facisc emitiu nota de repúdio contra o corte de até R$ 40 milhões nas obras das rodovias federais em SC. Confira o texto: “A Facisc, suas 149 associações empresariais filiadas, e mais de 35 mil empresas associadas, vem a público explicitar seu repúdio a qualquer manobra que possa prejudicar o andamento das obras nas rodovias catarinenses. Por que não se faz remanejamento com o orçamento dos outros estados? Não podemos aceitar isso com Santa Catarina. É um descaso com o Estado que está entre os que mais arrecada ICMS no Brasil”.

 

Reajustes

Os projetos de reajuste salarial do magistério público e os planos de carreira dos agentes socioeducativos e dos policiais civis foram aprovados na Alesc nesta quinta-feira (9). Com 25 votos favoráveis e 7 abstenções, os deputados aprovaram o PL 395/2021, de autoria do governo do estado, que fixa os valores de vencimento para os cargos integrantes do quadro de pessoal do magistério público estadual de que trata a Lei Complementar nº 668, de 2015.