Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Tempo e burocracia já não são entraves para abertura de empresas em Jaraguá do Sul

Por: Editorial

16/12/2022 - 06:12 - Atualizada em: 21/12/2022 - 08:10

 

Um dos diferenciais que nos caracteriza em Jaraguá do Sul, é a identidade e potencial empreendedor. Ser excelência em empreendedorismo pressupõe, dentre outras variáveis, eficiência, qualidade e celeridade. Significa dizer que tais variáveis precisam suplantar o processo burocrático.

Há mais ou menos uma década, o tempo de abertura de uma empresa no município correspondia a meses. Gradativamente, passou a ser dias, e atualmente horas. A sociedade tem testemunhado uma significativa evolução no processo de abertura de empresas, graças as novas tecnologias de informação e aprimoramento da gestão pública.

Dentre as ações, a implementação do Grupo de Trabalho Pró Empresa propiciou uma expressiva desburocratização, associada a celeridade, facilitando o processo. Em outubro o tempo de abertura de uma empresa era de um dia e duas horas, o que já significava um relevante avanço se comparado com o mês de julho, em que o tempo médio era de dois dias e 15 horas.

Ano passado, dois dias e 22 horas. Em 2020, quatro dias. Em 2019, oito dias. A boa notícia é que Jaraguá acaba de quebrar seu recorde no tempo médio de abertura de empresas, chegando a 23 horas.

Essa evolução tem sido possível graças ao trabalho integrado de diversos setores responsáveis pelas avaliações no processo, como Planejamento e Urbanismo, Fazenda, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Fujama, Vigilância Sanitária, Educação e Agricultura. Um trabalho a ser enaltecido.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp