Tecnologia, Gestão de Projetos e Time Alinhado: Os Pilares da Perenidade na Indústria

foto: Coordenador de TI do Grupo Menegotti, Alexandre Morbis, fala sobre os desafios na implantação do sistema Otimizee no grupo.

Por: - Sistema Otimizee de Gestão de Projetos

08/04/2024 - 11:04 - Atualizada em: 08/04/2024 - 11:42

Na indústria moderna, a sinergia entre tecnologia, gestão eficiente de projetos e time alinhado é essencial para garantir a perenidade e o sucesso operacional. No entanto, muitas empresas enfrentam desafios ao tentar integrar esses elementos de forma coesa. A Menegotti, uma empresa comprometida com a excelência e a inovação, compartilhou conosco sua jornada rumo à otimização de processos por meio da implementação do sistema especializado em gestão de projetos da Otimizee.

A Necessidade de Uma Abordagem Especializada

O crescimento de sistemas paralelos e a dependência de planilhas desconexas eram obstáculos recorrentes para o Grupo Menegotti. A falta de comunicação eficaz entre as diferentes áreas da empresa e a descentralização das informações comprometiam a eficiência e a transparência nos projetos. Era evidente que uma solução integrada e especializada era necessária para superar esses desafios e impulsionar o crescimento sustentável. “Estávamos internamente buscando uma plataforma ou algo para contratar que pudéssemos fazer a gestão de projetos do início ao fim e onde pudéssemos acompanhar efetivamente esses projetos”, explica o Coordenador de TI do Grupo, Alexandre Morbis.

Diante desse cenário, a Menegotti optou pela Otimizee, uma decisão baseada na sinergia identificada entre as necessidades da empresa e a capacidade do sistema em atendê-las. A centralização das informações e o suporte humano oferecido pela Otimizee foram fatores determinantes nesta escolha. Além disso, a proximidade geográfica e a capacidade de resposta rápida contribuíram para consolidar essa parceria de sucesso.

“Quando precisamos de informações adicionais ou de treinamentos, sabemos a quem recorrer. Às vezes, quando você contrata esse tipo de ferramenta no mercado, você vai ligar no 0800 ou enviar e-mail para suporte e não tem uma pessoa do outro lado da linha para te atender. E na Otimizee isso não acontece, eu visualizo com quem estou falando”, explica Alexandre.

Evitando o “Voo da Galinha”

A implementação da Otimizee no Grupo Menegotti não foi isenta de desafios. O entusiasmo inicial foi seguido por uma queda de energia, uma situação comum conhecida como “voo da galinha”.

No entanto, a empresa reagiu prontamente, reengajando a equipe por meio de treinamentos promovidos pelos especialistas da Otimizee e promovendo uma comunicação eficaz sobre a importância do projeto. Essa abordagem bottom-up, aliada ao apoio da diretoria, foi fundamental para garantir o sucesso contínuo da iniciativa, que já dura dois anos. “Trouxemos todos os colaboradores que utilizam a ferramenta para o negócio e os informamos sobre a importância dessa implantação. Isso trouxe engajamento a toda a equipe e aproximou a ferramenta para o dia a dia da empresa”, explica o coordenador.

Hoje, a Otimizee é uma parte integrante de todas as áreas da Menegotti, desde a Engenharia até a área de Compras. O sistema de gestão de projetos permite uma gestão abrangente e transparente dos projetos, quantificando horas, custos e progresso em tempo real.

Além disso, o Business Intelligence (BI) Otimizee oferece uma visão holística da carga de trabalho da equipe, facilitando a tomada de decisões estratégicas e o monitoramento do desempenho. “Um projeto quando nasce tem um budget. E com a ferramenta da Otimizee conseguimos quantificar se extrapolamos esse budget ou não. E isso não é somente as horas-homem, mas é também tudo o que está imputado dentro desse projeto, permitindo um histórico completo dele”, explica Alexandre.

Atendendo às Expectativas e Além

A implementação da Otimizee atendeu plenamente às expectativas do Grupo Menegotti. “Além de fornecer uma solução sob medida para as necessidades da empresa, a parceria contínua com a Otimizee garante que as demandas futuras sejam atendidas de forma eficiente e personalizada. O atendimento humanizado e o compromisso com o desenvolvimento contínuo tornam essa colaboração ainda mais valiosa”, finaliza Alexandre.

Em suma, a história da Menegotti e sua jornada com a Otimizee destacam a importância de uma abordagem integrada e especializada para garantir a perenidade e o sucesso na indústria. Ao unir tecnologia, gestão de projetos e um time alinhado, as empresas podem enfrentar os desafios do mercado com confiança e excelência.

Assista ao bate papo completo em nosso Youtube: https://youtu.be/hRjSWre-aho

Autor: Guilherme Vogel