O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) completa 70 anos de fundação nesta terça-feira. Órgão responsável pelo controle externo das contas públicas, o TCE/SC vem passando por uma transformação na forma de atuar nos últimos anos. Em entrevista exclusiva à coluna, o presidente Herneus De Nadal falou um pouco sobre a nova filosofia de trabalho e também sobre os desafios para o futuro. “O TCE/SC é uma instituição em constante transformação, atualização e aperfeiçoamento, que busca sempre estar mais próximo das pessoas e dos gestores”, destaca o presidente. “Um Tribunal que atua conforme a tendência do controle externo contemporâneo, de forma preventiva, orientando e dialogando, estando permanentemente acessível por múltiplos canais de comunicação, sem com isso deixar de ser fiscalizador e punitivo, sempre que necessário”, reforça. “Investimento em tecnologia e inovação, sem esquecer de valorizar e apoiar o rico capital humano, integram as bases de sustentação desse novo TCE/SC”, complementa.
Sessão solene
Para marcar a passagem dos 70 anos do Tribunal de Contas do Estado, a Assembleia Legislativa realiza sessão especial nesta terça-feira, a partir das 19h. A proposição, acolhida por unanimidade pelo plenário do Legislativo catarinense, é do deputado Napoleão Bernardes (PSD).
Congresso internacional
Em dezembro, o TCE/SC sedia o 4º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, evento que vai reunir cerca de 2,5 mil pessoas em Florianópolis e vai contar com a presença de conselheiros, procuradores de contas, auditores, servidores, membros dos três Poderes e do MPSC, representantes de entidades públicas e privadas, acadêmicos e organizações sociais.
TRE-SC
O TRE-SC implementou novo fluxo no “Catarina”, bot de atendimento às eleitoras e aos eleitores. Lançado em setembro de 2024, um pouco antes das Eleições Municipais, a ferramenta atendeu 38.094 pessoas só no dia da votação. O atendimento por meio do WhatsApp é feito pelo número 0800-647-3888.
Reforço

Foto: Divulgação/Secom
No encontro que teve no Rio de Janeiro com seu colega Claudio Castro(PL), o governador Jorginho Mello (PL) voltou a colocar as forças de segurança do estado à disposição do governo fluminense. O chefe do Executivo estadual foi o autor da proposta da criação de uma força-tarefa, batizada de “Consórcio da Paz”, para o combate ao crime organizado.