Superação e liderança: o legado do Dr. Hugo Oliveira na área da saúde

Foto: Divulgação

Por: Dr. Hugo Martins de Oliveira

11/09/2024 - 11:09 - Atualizada em: 11/09/2024 - 11:12

“Até onde eu consigo chegar?”, você tem a resposta para essa pergunta se fizesse a si mesmo? Parece simples, mas é um questionamento que envolve diversos fatores, principalmente os internos, e pode ser que, por mais tempo que já tenha vivido e passado por várias situações, você ainda não tenha a resposta para ele.

Dr. Hugo Oliveira, presidente do Instituto Oliveira, palestrante, mentor e escritor, mesmo depois de tudo o que já precisou lidar na vida, não tem uma resposta, mas isso não o paralisa, pelo contrário, o motiva a buscar cada vez mais a evolução da sua marca pessoal e carreira.

Sobre o Dr. Hugo Oliveira

Hugo Oliveira é sinônimo de luta, superação e busca incessante por uma vida com mais qualidade. Sua história com a área da saúde começou muito antes de entrar para o curso de Medicina na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em 2006.

Durante sua formação na UNESC, ele permaneceu focado em qualificação técnica e humana, com iniciação científica e organização de eventos acadêmicos. Dedicou-se a estágios e trabalhos que o fizeram compreender profundamente o cuidado global da criança, adicionando à sua bagagem experiência em relacionamento humano, com uma visão ampla além da tempestade do diagnóstico.

Uma das experiências que abriu a visão do Hugo e contribuiu significativamente com seu desenvolvimento foi a oportunidade de estagiar no St. Jude Children ‘s Research Hospital, EUA, um dos melhores centros mundiais voltado para o tratamento do câncer e doenças infantis.

Sua experiência por lá o fez compreender de forma mais profunda a nobreza do trabalho do profissional da saúde em relação à criança com câncer e qual o papel do desenvolvimento de pesquisas, estudos clínicos, da alta tecnologia e da performance no tratamento com foco no paciente.

Em 2012, finalizou uma das etapas dos seus estudos, a graduação em Medicina, e iniciou a especialização em Pediatria no Hospital Angelina Caron e depois em Cancerologia Pediátrica no Hospital Pequeno Príncipe.

Além da busca por conhecimento na área da Oncologia Pediátrica, Hugo também desenvolveu sua habilidade como líder, desafiando a si mesmo a buscar melhorias e construir novos caminhos no atendimento da saúde que gerassem maiores benefícios a qualidade global e segurança do paciente.

Em 2013, atuou como médico no Exército Brasileiro e assumiu a coordenação no Hospital Municipal de Pinhais. No ano seguinte, entrou para o time de profissionais do Hospital Erasto Gaertner de Curitiba (PR), no qual permaneceu até 2017 atuando na UTI Oncopediátrica.

Através do mestrado em Saúde e Meio Ambiente pela UNIVILLE (2019-21), da especialização em cuidados paliativos pediátricos em 2021, das aulas ministradas na Estácio de Sá e na função de Coordenador Geral da Pediatria do Hospital Dona Helena desde 2022, ele continua aprimorando e contribuindo com a saúde.

Seu objetivo é e sempre foi o de transformar a realidade da saúde, conectando-se com a excelência e avanços dos pilares do cuidado com o ser humano integrativo, caminhando com inovação que agrega valor.

Por isso, em 2021, decidiu fundar o Instituto Oliveira para desenvolver o cuidado do ser humano e tratar a doença com excelência, englobando todo o núcleo familiar e construindo um melhor caminho na cultura de humanização no tratamento com dignidade e respeito na oncologia infantil.

A primeira ação para concretizar o seu sonho, Hugo já tinha feito, mas para que o seu objetivo tivesse ainda mais sucesso e impacto, era preciso tomar uma segunda atitude: o de aprofundar seu autoconhecimento e aliá-lo com seu plano de vida.

Mentoria com Ricardo Dalbosco

Quando o Hugo iniciou a mentoria, ele sabia o que queria: construir e deixar um legado inesquecível ao mundo. Desde os 14 anos, tem consciência de que a vida é finita e que se não desenvolvermos algo que nos dê orgulho, nos gere satisfação e impacta positivamente a vida de outras pessoas agora, talvez o amanhã seja tarde demais.

Consciência ele já tinha, mas faltava aquele empurrão para realmente buscar estratégias que o fizessem colocar a mão na massa e esse incentivo foi a obra “Personal Branding para Profissionais da Saúde – Como posicionar sua marca pessoal e ganhar autoridade”, de Ricardo Dalbosco.

“Hoje olhar quem eu sou de forma integral, contemplando todos os aspectos do ser humano, investindo em mim, quanto mais consciência tenho de quem eu sou, onde estou e qual a minha missão, mais claro enxergo a minha potência em contribuir com a humanidade. O olhar para a marca pessoal despertou ainda mais a potência sobre as minhas qualidades e habilidades para poder investir, lapidar e avançar com a densidade, me permitindo romper com as camadas que me limitavam. Agora me tornei imparável.” – Dr Hugo Oliveira, Presidente do Instituto Oliveira, Palestrante, Mentor e Escritor

O processo de construção e fortalecimento do Hugo não apenas o fez ter uma nova consciência sobre si mesmo, mas também a ter uma visão diferente sobre o quão longe sua marca pessoal poderia ir e de quais formas ainda poderia contribuir com as pessoas e a área da saúde.

Quatro etapas foram necessárias para que sua marca pessoal tivesse mais visibilidade e gerasse mais autoridade ao mercado. Uma delas foi a Mentoria para Palestrante, na qual ele foi orientado sobre o mercado de palestras, como desenvolver um pitch e construir a palestra, como se posicionar no palco e como fortalecer a imagem como palestrante nas redes.

Outra etapa foi a Mentoria em Estratégia de Lançamento e Distribuição de Livro. Hugo havia publicado seu livro, “Oncofé”, mas ainda tinha desafios para divulgar e conectar com sua marca pessoal. Hoje, ele aplica estratégias eficientes para que isso aconteça e tem sido convidado para participar de entrevistas, podcasts e programas para falar sobre ele e sobre seu trabalho.

 

Notícias no celular

Whatsapp