Subir a montanha? Que montanha? Já digo. Antes, preciso lembrar que todos nós um dia suspiramos por subir uma montanha, até mesmo o Everest, a montanha mais alta do mundo. Ocorre que para subirmos uma montanha não precisamos necessariamente de subir um montão de terra. A montanha que precisamos subir está sempre junto conosco. Essa montanha somos nós mesmos e, convenhamos, é a montanha mais difícil de subir. Acontece, por regra quase geral, que vivemos criando desculpas para justificar as nossas fraquezas… Ler ou estudar não exige escolas nem faculdades. Ler, sinônimo de estudar, bem que pode ser, e deve ser, uma produtividade, um encantamento pessoal, constante e orientada por um propósito: crescer. Podemos crescer de muitos modos, sem precisar de dinheiro, de ajudas externas, disto ou daquilo, basta que tenhamos um propósito, um sonho, e vergonha na cara para realizá-lo. Com esses “equipamentos” subiremos com boa facilidade essa montanha áspera que somos nós mesmos. Nunca como hoje se pode estudar de tudo um pouco sem sair de casa, estudar em casa e saber mais, muitos mais que a maioria dos “doutores” que andam por aí, diplomas na parede, mas que se levarem um tombo ficarão… Gostando da grama… Nada de grosseiro, estou apenas dizendo uma verdade que deve energizar os que ficam pensando que não podem. Não podem o quê? Ninguém está proibido de crescer, ou mesmo de ficar rico, ninguém. Somos nós que erguemos paredes difíceis de escalar ou mesmo essa montanha provocadora que está dentro de nós… Provocadora ou geradora das desculpas do tipo – não posso, não tenho dinheiro, não sou bonito, não tenho diploma, não isso, não aquilo, desculpas frias. Ah, e se você quiser ler um bom livro, estimulante, uma mola propulsora para uma vida melhor, sugiro que leia o livro da Brianna Wiest, americana, linda e uma guria, 36 anos. E outra vez, aquela velha história, a de que sempre concordamos com quem pensa igual a nós, não é mesmo Brianna? Vivo dizendo às mulheres, por maioria, que parem com a tolice infantil de achar que se não casarem vão fracassar na vida, pensando assim não vão subir a “montanha”. Pelo contrário, as solteiras, e por maioria, é que sobem e vão subir mais alto na vida. Por maioria, eu disse.
FRASE
Você sabe, coleciono frases, caixa de sapatos cheia delas. Ontem fui à padaria/lanchonete aonde sempre vou em Florianópolis, sobre o balcão um cestinha com papéis enrolados, com frases. Peguei um papelzinho e a frase era: – “Acredite nos seus sonhos”. A frase é vaga, acreditar pode me levar a ficar sentado, sentado nada nos vai chegar de bom. É preciso crer, sim, mas… Buscar energias, conhecimentos, traçar um roteiro e lutar até vencer. Esse é o caminho. O mais é crença fria, religiosa…
FILA
Se não prestarmos atenção, vamos entrar na “fila”. Que fila? A dos alienados da vida, fila dos tolos, dos pacóvios do exibicionismo e das mentiras em redes sociais, maioria. Exemplos que nos instiguem ao bem, ao melhor, aonde isso? Na arena política, tiremos o cavalinho da chuva, vamos de mal a pior e… Desconfio de severos “trovões” a qualquer momento… Ocorre que as sociedades se reproduzem pelos exemplos, então, estamos fritos…
FALTA DIZER
Não sei onde estaríamos agora, neste momento, se não fosse a Imprensa, o verdadeiro Supremo Poder, a Imprensa Livre. Imprensa corajosa e puxando a cortina para mostrar a cara de “autoridades” e falsos poderosos. Sinônimo de verdade? Imprensa. Sinônimo de safadezas? “Poderosos”, os que ficam furiosos com as verdades…