Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Sorte e colheita – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

29/11/2024 - 07:11

Uma frase para jogar da sacada e cair na cabeça de alguém, se esse alguém tiver juízo vai também ter sorte na vida. A frase é banal. Ah, é? Então, saia por aí a dizê-la para as multidões, vão achar graça e dizer que tudo não passa de uma grande bobagem. Vamos à frase. Ela diz que – “Quanto mais nos preparamos, mais sorte temos”. Preparar-se, o que significa isso? Preparar-se é como alguém fabricante de um produto estar sempre buscando aperfeiçoar esse produto. O que vai acontecer? Multidões vão descobrir essa qualidade aperfeiçoada e que não se dá por terminada. Sempre andando. Claro que a frase foi um dia pensada e dita por alguém visando ao bem dos “parados”. Frase constrangedora pela obviedade e ela vale para tudo na vida. Vale para tudo. Ocorre que os humanos, por estúpida maioria, deixam esse vento passar, não o transformam em energia vital… Um aluno que sempre estude as lições depois das aulas vai passar em todas as provas, independente do professor ou da fama do colégio. Um jogador de futebol que cuide de seu preparo físico continuadamente nunca vai parar por cansaço no segundo tempo do jogo. Um marido educado, sempre atento a não deixar a peteca cair no relacionamento com a mulher, vai ser um marido suspirado ao longo da vida pela sua companheira. Só a pessoa muito empedernida, uma pedra, não nota isso, não reconhece as qualidades dos outros e, no caso de alguns, suas obstinadas buscas pelo sempre melhor. E tudo isso sem neuras nem estresses, simplesmente lembrando como reagimos diante dos diversos tipos com os quais convivemos todos os dias. Quantos dão passos à frente, num crescimento constante? Insisto, sem neuroses nem ansiedades. Antes do casamento, quantos “cavalheiros” atenciosos se empertigam até conquistar seus desejos? E depois? Ora, bem sabemos, acomodam-se e começam a se revelar aceleradamente. As enganadas que os agüentem, eles não vão mudar e sempre foram como agora são. Elas não quiseram ver, posto que tenham visto sim… Quanto mais eu me preparo, mais sorte eu tenho? Faz sentido, a sorte outra coisa não é senão o resultado das nossas semeaduras. A sorte, sabemos, não ajuda a quem não se ajuda; então, os vadios podem esperar sentados, a sorte não os vai ajudar.

SORTE

Falei em sorte aí em cima? Pois falando em sorte, lembrei-me de um samba cantado pela Beth Carvalho, samba que dizia: – “Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima”. Quem faz isso vai ter sorte na vida, não devemos desanimar diante das nossas quedas, mas… Muitos discordam, levam trombadas e apontam o dedo para algum culpado, nunca são eles, os frouxos.

VIDA

Há muitas discordâncias sobre saúde e longevidade. Comer de modo equilibrado, saudável, exercitar-se continuadamente, evitar estresses, coisas desse tipo são muito recomendadas para uma vida saudável e longa… Questão discutível. Essas indicações são magníficas, todavia, se a pessoa não se der uma missão, um propósito na vida, duvido que vá viver de modo saudável e longevo, duvido. O combustível da vida saudável e feliz é ter um propósito, dar-se uma missão e viver intensamente por ela. O mais é loteria… Sem prêmio.

FALTA DIZER

Provérbio que colhi no livro – “Sucesso, Paz Interior e Felicidade”, de Alberto J. G. Villamarín: – “Gritar não adianta, mas uma vara ajuda”. Provérbio iídiche. Concordo da cabeça aos sapatos, aliás, a Bíblia também diz isso de modo bem parecido. Uma vara na hora certo, ô…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.